O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aplicou nos dois últimos domingos, 13 e 20 de novembro, as provas do Exame Nacional do Ensino Médio - Enem.

Durante os dois dias, mais de 3,3 milhões de candidatos foram convocados para realizar as provas de Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática; além de uma redação.

Neste último domingo, foram 2.351.513 de candidatos que realizaram as 90 questões objetivas sobre Ciências da Natureza (física, química e biologia) e Matemática. As provas iniciaram às 13h30 e encerraram às 18h30. De acordo com o INEP, no primeiro dia foi registrado 27,9% de abstenção, enquanto que no segundo dia foram 31,9% que se ausentaram.

Gabaritos oficiais do ENEM 2022

Na última segunda-feira, dia 21, o Ministro da Educação, Victor Godoy, e o presidente do INEP, Carlos Eduardo Moreno Sampaio, divulgaram durante coletiva de imprensa, a data e o horário de publicação do gabarito oficial do Enem. De acordo com o pronunciamento, o gabarito oficial seria publicado às 18h desta quarta-feira, dia 23 de novembro no site do INEP.

No entanto, o INEP divulgou nas redes sociais que os gabaritos foram divulgados às 16h.

Os resultados definitivos poderão ser consultados somente no dia 13 de fevereiro de 2023, na página do participante ou no aplicativo do Enem. Já os estudantes que não concluíram ainda o ensino médio e realizaram as provas como "treineiros", poderão consultar os resultados individuais somente após 60 dias da publicação dos demais participantes.

Reaplicação das provas

De acordo com o edital, candidatos afetados por problemas de logística ou que não compareceram às provas devido a doenças infectológicas, poderão solicitar a reaplicação da prova. A solicitação poderá ser feita até esta sexta-feira, dia 25 de novembro, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

A reaplicação das provas será realizada após análise do requerimento e do documento que comprove a necessidade. As provas serão reaplicadas nos nos dias 10 e 11 de janeiro de 2023.

Poderão solicitar a reaplicação, os candidatos diagnosticados durante a aplicação das provas, com as seguintes doenças infectocontagiosas:

  • Tuberculose, Coqueluche, Difteria, Doença invasiva por Haemophilus influenza, Doença meningocócica e outras meningites, Varíola, Influenza humana A e B, Poliomielite por poliovírus selvagem, Sarampo, Rubéola, Varicela e Covid-19.

Por sua vez, será considerado problema de logística, os seguintes eventos:

  • Desastres naturais (que prejudiquem a aplicação do Exame devido ao comprometimento da infraestrutura do local);
  • Falta de energia elétrica (que comprometa a visibilidade da prova pela ausência de luz natural);
  • Falha no dispositivo eletrônico fornecido ao participante que solicitou uso de leitor de tela; ou
  • Erro de execução de procedimento de aplicação que incorra em comprovado prejuízo ao participante.

No total, 3.476.226 candidatos foram convocados para realizar as provas do Enem 2022, destes 2.490.880 se fizeram presentes no primeiro dia e outros 2.351.513 participaram da seleção no segundo dia.