Em junho deste ano, a EPE, Empresa de Pesquisa Energética, vinculada ao Ministério de Minas e Energia, lançou 3 editais com o objetivo de preencher 90 vagas de nível superior. As oportunidades no concurso são para o Escritório Central e a Sede da Empresa, localizados nas cidades do Rio de Janeiro-RJ e Brasília-DF. O salário inicial para todos os cargos é de R$ 13.819,45, além de benefícios e vantagens vigentes na data de admissão.

Vale destacar que 10% das vagas são reservadas para candidatos com deficiência e 20% para candidatos negros (pretos e pardos), conforme estabelecido pelos editais.

Inscritos por vaga

Ao todo, 9.869 candidatos se inscreveram nos três editais do concurso. O maior número de inscritos foi registrado para o cargo de Advogado Jurídico, que teve 1.648 candidatos disputando apenas 4 vagas, resultando em uma concorrência de 412 candidatos por vaga. Outros cargos com alta concorrência incluem o de Analista de Pesquisa Energética - Transmissão de Energia, com 1.058 inscritos para 19 vagas, sendo 55,68 candidatos por vaga, e o de Analista de Gestão Corporativa - Administração Geral, com 839 candidatos para 6 vagas, com 139,83 pessoas disputando o cargo.

Demanda de inscritos por vaga Edital nº 01/2024

Demanda de inscritos por vaga Edital nº 02/2024

Demanda de inscritos por vaga Edital nº 03/2024

Próximas etapas e recursos

As provas objetivas e discursivas, realizadas no último domingo, 1º de setembro, nas cidades de Brasília-DF, Rio de Janeiro-RJ, Recife-PE e Florianópolis-SC, foram etapas eliminatórias e classificatórias do processo seletivo.

Nesta segunda-feira, 2 de setembro de 2024, será divulgado o gabarito oficial preliminar do concurso público. Os candidatos poderão acessar o documento no site oficial da FGV, por meio do endereço eletrônico https://conhecimento.fgv.br/concursos/epe24.

Os candidatos terão dois dias úteis para interpor recursos contra o gabarito preliminar e os resultados preliminares das provas objetiva e discursiva, a partir do dia seguinte à sua divulgação.

Os recursos deverão ser submetidos por meio de formulários específicos, disponíveis no mesmo site onde o gabarito será publicado, e a Banca Examinadora da FGV analisará cada um deles, podendo manter ou alterar os resultados preliminares.

A data de divulgação do resultado das provas com as notas dos candidatos ainda não foi informada pela FGV.

O concurso tem validade de dois anos, podendo ser prorrogado por mais dois anos. Os candidatos aprovados serão convocados conforme a ordem de classificação, durante o período de validade do concurso.