No último final de semana, mais de 29 mil candidatos realizaram a primeira etapa do concurso público do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia. O certame busca o preenchimento de 184 vagas em cargos de níveis médio, técnico e superior nas carreiras de Técnico-administrativo em Educação e também para Professores da Carreira do Magistério Básico, Técnico e Tecnológico. As remunerações atingem R$ 9.616,18.

As provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, que ocorreram nos dois dias, sábado (26) e no domingo, 27 de novembro, contaram com questões de múltipla escolha. Estas, serão avaliadas de acordo com o cargo pretendido, sendo considerado aprovado o concorrente que obtiver pontuação igual ou superior a 50% do total e nota maior que zero em cada disciplina.

Gabarito IFBA

O gabarito das provas objetivas será divulgado nesta terça-feira, 29 de novembro, através do site da Fundação Cefetminas.

O prazo para Interposição de recursos contra as questões e o gabarito vão de 29/11 a 01/12.

Já a publicação do resultado preliminar da Prova Objetiva e dos cartões de respostas para técnicos administrativos ocorrerá no dia 14 de dezembro.

Veja demais datas do concurso IFBA para Técnicos Administrativos:

  • Interposição de recursos contra o resultado preliminar Prova Objetiva - 14 a 16/12
  • Publicação de resultado final da Prova Objetiva - 21/12
  • Publicação da relação de candidatos que terão a prova dissertativa/prova redação corrigida - 21/12
  • Publicação de resultado preliminar da Prova Dissertativa e dos Cartões de Respostas da Prova Objetiva na área do candidato - 28/12
  • Publicação de resultado final da Prova Dissertativa/Prova Redação - 16/01
  • Edital de convocação para a Averiguação de candidatos autodeclarados negros - 16/01
  • Averiguação de candidatos autodeclarados negros - 27 a 30/01
  • Publicação do resultado preliminar da Averiguação de candidatos autodeclarados negros - 31/01
  • Interposição de recursos contra o resultado preliminar Averiguação de candidatos autodeclarados negros - 31/01 a 02/02
  • Resultado final da averiguação de candidatos autodeclarados negros - 06/02

Juntamente com as provas objetivas, os candidatos aos cargos de Professor de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico realizaram prova dissertativa, de caráter eliminatório e classificatório. Esta, terá pontuação máxima de 100 pontos, sendo considerado aprovado o concorrente que obtiver 50% do total de pontos da prova.

Próximas etapas

Para os candidatos aos cargos de Professor de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, haverá prova de Desempenho Didático, de caráter eliminatório e classificatório. Estas, terão pontuação máxima de 100 pontos, sendo considerado habilitado o concorrente que tiver alcançado 60% do total.

Haverá prova de Títulos, de caráter classificatória, para os candidatos aos cargos de Professor de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico. Somente serão avaliados nessa etapa os documentos entregues pelos candidatos aprovados na etapa anterior, referente a prova de desempenho didático. Esta, terão pontuação máxima de 100 pontos.

O candidato poderá interpor recurso, sem efeito suspensivo, contra os resultados preliminares nas etapas do concurso, dispondo de dois dias úteis para fazê-lo, contados do ato de publicação (horário de Brasília/DF), conforme procedimentos disciplinados nos respectivos editais de resultados provisórios.

A nota final de cada etapa será calculada a partir da nota ou média aritmética, multiplicada pelo peso atribuído à etapa, conforme descrito no edital.

A classificação final dos candidatos aprovados obedecerá à ordem decrescente da pontuação total, respeitada a condição de reserva de vagas.

A homologação do presente Concurso Público ficará a cargo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA.

O concurso público do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia tem prazo de validade de 2 anos, a contar da data de publicação de homologação do resultado final do certame no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado por igual período a critério do IFBA.