Ocorreram neste domingo as provas objetivas do concurso da Prefeitura de Joinville-SC. A administração abriu as portas para um bom concurso público no final de 2023 com o intuito de preencher 800 vagas na educação, sendo 300 imediatas e 500 para cadastro de reserva, nas áreas de Auxiliar Escolar, Auxiliar de Educador e Professor. A seleção promete fortalecer a equipe educacional do município sob o regime estatutário.

A responsabilidade pela organização do concurso ficou a cargo do Cebraspe, renomada instituição na realização de processos seletivos. O número total de inscritos não foi informado pela banca, mas 45 candidatos concorrem às vagas destinadas a Pessoas com Deficiência.

Etapas de avaliação

As provas objetivas e a prova discursiva para os cargos de nível superior tiveram duração de 4 horas e tiveram início às 8 horas. Já para os cargos de nível médio as provas tiveram duração de 3 horas e foram aplicadas no turno da tarde, às 15 horas (horário local).

Os aprovados serão submetidos ainda a prova de desempenho didático e avaliação de títulos, variando conforme o cargo almejado.

Para os Professores, as disciplinas abrangeram Língua Portuguesa, Matemática, Didática, Políticas e Legislação da Educação, e Conhecimentos Específicos, totalizando 50 questões de múltipla escolha.

Já para Auxiliares de Educador e Auxiliares Escolares, as provas envolveram Língua Portuguesa, Matemática, Políticas e Legislação da Educação, e Conhecimentos Específicos, totalizando 50 questões.

A prova discursiva, valendo 10 pontos, exigiu a redação de um texto dissertativo-argumentativo sobre temas atuais, com até 30 linhas.

Gabaritos e resultados

Na terça-feira, 23 de janeiro, a banca disponibilizará os gabaritos preliminares das provas objetivas e o padrão preliminar de resposta da prova discursiva por meio da página do Cebraspe.

Entre 24 e 25 de janeiro, os candidatos terão a oportunidade de interpor recursos quanto às questões e gabaritos preliminares, bem como contra o padrão preliminar de respostas da prova discursiva.

Os gabaritos oficiais preliminares serão divulgados em 26 de janeiro, e, em 19 de fevereiro de 2024, os gabaritos oficiais definitivos e os resultados finais serão publicados.

A validade do concurso é de 1 ano, podendo ser prorrogada por mais 1, encerrando-se após o preenchimento das vagas e cadastro de reserva ou com o término do prazo, incluindo a prorrogação.