O último domingo de setembro (29) foi agitado para os candidatos inscritos no concurso de admissão ao curso de formação para ingresso no Corpo Auxiliar de Praças (CP-CAP). O órgão da Marinha aplicou provas objetivas e de redação para selecionar 200 vagas para candidatos de nível médio/técnico.

Para participar da seleção, era necessário ter concluído o curso técnico de nível médio relativo à habilitação a que concorre até a data da matrícula no curso, além de estar registrado no órgão fiscalizador da profissão (se houver), ter altura mínima de 1,54m e máxima de 2,00m, e idade mínima de 18 anos e máxima de 25 anos no dia 30 de junho de 2025.

Veja as especialidades concorridas:

  • Quadro Auxiliar Técnico de Praças (QATP): Administração (54); Administração Hospitalar (7); Contabilidade (2); Edificações (2); Enfermagem (28); Estatística (5); Geodésia e Cartografia (5); Gráfica (4); Higiene Dental (4); Meteorologia (4); Nutrição e Dietética (2); Patologia Clínica (2); Processamento de Dados (37); Prótese Dentária (2); Química (2); Radiologia Médica (2) e Telecomunicações (5);
  • Quadro Técnico Industrial de Praças (QTIP): Eletrônica (4); Eletrotécnica (2); Estruturas Navais (2); Marcenaria (2); Mecânica (10); Metalurgia (9) e Motores (4).

Gabarito Marinha CP-CAP

As provas tiveram duração de 4 horas, com início às 10h30. Os candidatos responderam 50 questões sobre conteúdos relacionados à área concorrida. Já a redação consistiu na elaboração de um texto dissertativo-argumentativo, com no mínimo 15 linhas contínuas, considerando o recuo dos parágrafos, e no máximo 30 linhas.

O gabarito preliminar da prova objetiva será divulgado no dia 01 de outubro de 2024, através da internet, no endereço eletrônico do órgão: Clique aqui para conferir o gabarito.

A partir do dia 07 de novembro, serão divulgadas as notas da prova objetiva e a convocação para a realização do Procedimento de Heteroidentificação. O resultado final do concurso será disponibilizado a partir do dia 09 de maio de 2025.

Aprovação e recursos

Serão considerados eliminados nas provas escritas os candidatos que:

  • Obtiverem pontuação inferior a 50% das questões na Prova Escrita Objetiva (PO) de Conhecimentos Profissionais de cada habilitação; ou
  • Não se classificarem entre as maiores pontuações na Prova Escrita Objetiva (PO) de Conhecimentos Profissionais, até o limite de três vezes o número de vagas estabelecidas, considerando-se os empates na última posição; ou
  • Obtiverem pontuação inferior a 50 em uma escala de 0 a 100 na Redação.

No caso de recursos contra as questões da PO e erros ou omissões nos gabaritos preliminares da PO, o candidato disporá de três dias úteis contados do dia seguinte ao da divulgação dos gabaritos para entregar o recurso, cujo modelo estará disponível na página do SSPM e nas OREL.

Demais etapas de seleção

  • Verificação de dados biográficos, de caráter eliminatório;
  • Inspeção de saúde, de caráter eliminatório;
  • Teste de aptidão física, de caráter eliminatório
  • Verificação de Documentos, de caráter eliminatório;
  • Avaliação psicológica, de caráter eliminatório
  • Procedimento de heteroidentificação complementar à autodeclaração, de caráter eliminatório.

O teste de aptidão física será constituído de:

  • Natação (nadar o percurso de 25 metros no tempo máximo de 50 segundos para o sexo masculino e 1 minuto para o sexo feminino);
  • Corrida (correr o percurso de 2.400 metros no tempo máximo de 16 minutos para o sexo masculino e 17 minutos para o sexo feminino).

O candidato aprovado e classificado fará o Curso de Formação de Cabo (C-FCB), no Centro de Instrução Almirante Alexandrino (CIAA), no Rio de Janeiro.

Total de Vagas

200

Início inscrições

02/07/2024

Fim Inscrições

15/07/2024

Salários até

R$ 2.627,00