O Comando do Pessoal de Fuzileiros Navais (CPesFN) da Marinha aplicou neste dia 4 de junho as provas objetivas do concurso público aberto para 1.680 vagas no curso de formação de Soldados Fuzileiros Navais, distribuídas para as Turmas I e II de 2025. Das vagas abertas, 288 são reservadas para os candidatos afrodescendentes.

Devido à situação de calamidade no Estado do Rio Grande do Sul, o Exame de Escolaridade (EE), inicialmente previsto para 21 de maio de 2024, foi realizado na terça-feira de 4 de junho de 2024 em todo o país.

As vagas preenchidas serão distribuídas entre os seguintes centros de formação para ingresso em 2025:

  • Centro de Instrução Almirante Milcíades Portela Alves (CIAMPA): 1.440 vagas, das quais 240 são preferencialmente para candidatas do sexo feminino e 1.200 para candidatos do sexo masculino das regiões Sul e Sudeste.
  • Centro de Instrução e Adestramento de Brasília (CIAB): 240 vagas, preferencialmente para candidatos das regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste.

No total, foram registrados cerca de 20 mil inscritos, sendo 11.600 para o setor do Rio de Janeiro, e 8.400 para o setores fora de sede (outros estados). Veja a lista de inscritos por setores:

Os aprovados em todas as etapas do concurso e classificados dentro do número de vagas serão matriculados no curso como Aprendizes-Fuzileiros Navais. Durante o curso, que inclui alimentação, uniforme e assistência médica, os aprendizes receberão uma bolsa-auxílio de R$ 1.303,90. Após a formação, no posto de Soldado-FN, o salário será de R$ 2.294,50.

Gabaritos

A data prevista para divulgação dos gabaritos das provas é 7 de julho de 2024. Eles poderão ser consultados no site oficial dos Fuzileiros Navais.

Os candidatos poderão interpor Recurso Administrativo em até três dias úteis após a divulgação do gabarito. O resultado dos recursos será divulgado junto ao resultado do Exame de Escolaridade (EE) no site do CP e poderá ser consultado presencialmente no Órgão Executor da Seleção escolhido no ato de inscrição.

Etapas do Concurso

O concurso será realizado em oito etapas:

  1. Exame de Escolaridade com 50 questões de língua portuguesa e matemática.
  2. Verificação de Dados Biográficos (VDB).
  3. Inspeção de Saúde (IS).
  4. Teste de Aptidão Física de Ingresso (TAF-i).
  5. Avaliação Psicológica (AP).
  6. Verificação de Documentos (VD).
  7. Procedimento de Heteroidentificação (PH).
  8. Eventos Complementares (EVC), de caráter eliminatório.

Teste de Aptidão Física

Os candidatos devem cumprir as seguintes provas de aptidão física:

  • Natação: Nadar 50 metros em até 1 minuto e 30 segundos (masculino) ou 2 minutos e 20 segundos (feminino).
  • Corrida: Correr 3.200 metros em até 19 minutos e 30 segundos (masculino) ou 21 minutos e 30 segundos (feminino).
  • Flexão na Barra: Três repetições (masculino).
  • Flexão no Solo: Dez repetições (feminino).
  • Abdominal: 30 repetições (masculino) ou 26 repetições (feminino) em 1 minuto.

O curso terá a duração de aproximadamente 17 semanas e será conduzido no Centro de Instrução Almirante Milcíades Portela Alves (CIAMPA) no Rio de Janeiro (RJ) e no Centro de Instrução e Adestramento de Brasília (CIAB) em Brasília (DF).

Os candidatos devem atender aos seguintes requisitos para ingressar no curso:

  • Ter ensino médio completo.
  • Idade entre 18 e 22 anos (até 30 de junho de 2025).
  • Altura entre 1,54m e 2,00m.
  • Boa conduta social.
  • Não possuir antecedentes criminais.
  • Não ser casado ou ter constituído união estável, nem ter filhos ou dependentes durante todo o período do curso, entre outros requisitos.