O Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) aplicou neste domingo de 11 de agosto as provas do concurso aberto em 2024 que oferece 264 vagas para diversos cargos de nível superior. As oportunidades são destinadas para lotação na sede do MPA, em Brasília-DF, e nas 27 Superintendências Federais do órgão (SFPAs) espalhadas pelo país.

Os contratos serão temporários e exclusivos para carreiras de nível superior, com uma remuneração de R$ 6.130,00 por 40 horas semanais de trabalho.

O concurso registrou um total de 401 inscritos com necessidades especiais, 168 pessoas com deficiência, e 1.892 candidatos que se autodeclararam negros. Além disso, 104 candidatos tiveram seus pedidos de isenção da taxa de inscrição aprovados. A lista de inscritos na ampla concorrência não foi divulgada pela banca.

O processo seletivo é composto por duas etapas principais:

  1. Prova Objetiva de Múltipla Escolha: Esta etapa tem caráter eliminatório e classificatório e é aplicada a todos os cargos.
  2. Prova de Títulos: De caráter classificatório, essa fase é destinada aos candidatos aos cargos de Engenheiro de Pesca, Oceanografia/Oceanologia, Biologia, Engenheiro de Aquicultura, Medicina Veterinária e Zootecnia.

As provas tiveram duração de quatro horas e foram realizadas no último domingo, 11 de agosto de 2024, em Brasília-DF e nas 26 capitais do país.

Os gabaritos preliminares das provas serão publicados no decorrer desta segunda-feira, 12 de agosto, no site do IDECAN. Os candidatos que desejarem interpor recursos contra os gabaritos preliminares poderão fazê-lo entre os dias 13 e 14 de agosto.

Os candidatos aprovados e classificados no Processo Seletivo Simplificado serão convocados conforme a ordem de classificação e de acordo com a lotação escolhida no ato da inscrição.

As convocações serão publicadas no site oficial do MPA: www.gov.br/mpa/pt-br. O prazo de validade do processo seletivo será de dois anos, podendo ser prorrogado por mais dois anos, caso necessário.