O concurso público da Polícia Civil do Distrito Federal teve, enfim, as provas objetivas aplicadas no domingo para mais de 88 mil candidatos. O certame pretende preencher 1.800 vagas no cargo de Agente de Polícia.
São 600 vagas imediatas e cadastro reserva em outros 1.200 postos para mais nomeações em 2022 e 2023. A remuneração inicial da carreira é de R$ 8.698,78 por jornada de trabalho de 40 horas por semana.
Após remarcar a data já duas vezes, foram aplicadas as provas objetivas que tiveram início às 14h e duração de 4h30min para responder as 120 questões de conhecimentos básicos e específicos do tipo Certo e Errado. Estas, serão avaliadas em uma escala de zero a 120 pontos. Para ser considerado aprovado, o candidato deverá:
- Obtiver nota superior a 10 pontos na prova de conhecimentos básicos P1;
- Obtiver nota superior a 21 pontos na prova objetiva de conhecimentos específicos P2; e,
- Obtiver nota inferior a 36 pontos no conjunto das provas objetivas.
Gabaritos da PCDF
O gabarito oficial preliminar das provas objetivas e o padrão preliminar de resposta da prova discursiva sairá pelo site do Cebraspe, a partir das 19 horas desta terça-feira, 24 de agosto de 2021.
Juntamente com as provas objetivas os candidatos realizaram as provas discursivas, de caráter eliminatório e classificatório. Esta, teve redação de texto dissertativo de até 30 linhas no valor de 30 pontos. A prova discursiva avaliará o conteúdo (conhecimento do tema), a capacidade de expressão na modalidade escrita e o uso das normas do registro formal culto da Língua Portuguesa.
Cronograma do concurso da PCDF para Agente
- Período para a interposição de recursos contra o gabarito oficial preliminar das provas objetivas e pela manutenção do gabarito e contra o padrão de respostas da prova discursiva - 25/8 a 8/9/2021;
- Resultado provisório nas provas objetivas - 29/9/2021;
- Período para a interposição de recursos contra o resultado provisório nas provas objetivas - 30/9 a 14/10/2021 / das 10 horas do primeiro dia às 18 horas do último;
- Resultado final nas provas objetivas e resultado provisório na prova discursiva - 28/10/2021
Próximas etapas
Para os candidatos aprovados na prova objetiva e discursiva, haverá Exame Biométricos e Avaliação Médica, de caráter eliminatório. Estes, são destinados a verificação das condições de saúde do candidato para o desempenho do cargo e dos requisitos legais para a matrícula no curso de formação profissional. Os exames biométricos e avaliação médica serão realizados por uma junta médica constituída por profissionais médicos do Cebraspe, juntamente com servidores da PCDF.
Serão convocados para a prova de capacidade física os candidatos aprovados nos exames biométricos e na avaliação médica. Cada teste físico valerá de zero a 100 pontos, devendo o candidato atingir um aproveitamento mínimo de 50% da pontuação para ser aprovado em cada teste específico. A prova de capacidade física consistirá em submeter o candidato aos testes de barra fixa, flexão abdominal, meio-sugado, shutlle run (ir e vir) e corrida de doze minutos.
Após a aprovação na prova de capacidade física, haverá avaliação psicológica, de presença obrigatória e de caráter eliminatório. Esta, visa verificar, entre outros, habilidades específicas, tipos de raciocínio e características de personalidade, importantes para o bom desempenho das atividades do cargo de Agente de Polícia da Carreira de Polícia Civil do Distrito Federal, tais como: controle emocional, disciplina, autoconfiança, relacionamento interpessoal.
Todos os candidatos considerados aptos na avaliação psicológica serão convocados para a Sindicância de Vida Pregressa e Investigação Social, de caráter eliminatório. Esta, tem o objetivo de avaliar a conduta pregressa e idoneidade moral, requisito indispensável para aprovação, na qual o candidato será considerado recomendado ou não recomendado.
A nota final na primeira etapa do concurso será o somatório da nota final nas provas objetivas e da nota final na prova discursiva.
O candidato que desejar interpor recurso disporá de dois dias úteis, a contar do primeiro dia da publicação do objeto de recurso.
Curso de formação Profissional - CFP
O Curso de formação Profissional, de caráter eliminatório e classificatório, será realizado segundo a ordem de classificação dos candidatos aprovados na primeira etapa do concurso. Cada grupo de alunos será distribuído em turmas de 38 alunos, respeitando-se a capacidade operacional da Escola Superior de Polícia Civil do Distrito Federal.
O resultado final do curso de formação profissional será divulgado por grupo, ao término das atividades de cada turma. As classificações serão ordenadas por grupo e não se comunicarão entre eles.
Somente serão admitidos à matrícula no CFP os candidatos que estiverem capacitados física e mentalmente para o exercício das atribuições do cargo. O curso terá a carga horária de 368 horas presenciais, em tempo integral, com atividades que poderão ser desenvolvidas nos turnos diurno e noturno, podendo se estender, inclusive, aos sábados, domingos e feriados. O CFP será realizado na cidade de Brasília/DF, em período e local a serem divulgados no edital de convocação para essa etapa.
A nota final no concurso será o somatório da nota final na primeira etapa e da nota final no curso de formação profissional.
O prazo de validade do concurso será de dois anos a contar da data da homologação deste certame, podendo ser prorrogado por mais dois anos, a critério da Polícia Civil-DF.
Siga o Ache Concursos no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias sobre concursos, empregos, estágios, governo e benefícios sociais.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.