Ocorreram neste domingo de 20 de fevereiro em todas as capitais do país as provas objetivas do concurso público aberto pela Petrobras em 2021. A seleção é apenas para carreiras de nível superior e tem 4.537 vagas no total, 757 delas de preenchimento imediato e outras 3.780 para cadastro de reserva. Há reserva de 8% das vagas para pessoas com deficiência e 20% para candidatos negros.
Os contratos serão pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e os convocados terão salário inicial de R$ 11.716,82, além de vantagens e benefícios.
As provas tiveram início às 14 horas e duração máxima de 4 horas. O uso de máscara foi obrigatório para acessar os locais e durante a realização da prova.
Veja como foi a prova aplicada:
As provas foram do tipo Certo e Errado, onde cada acerto soma um ponto e cada erro desconta um ponto da nota final. Questões sem marcação ou com marcação dupla não contam pontos. As provas versaram sobre conteúdos de Língua portuguesa; Língua inglesa; e Conhecimentos específicos do cargo. Assim, a prova valerá 120 pontos e será aprovado o candidato que se enquadrar nos 3 itens a seguir:- tiver nota igual ou superior a 10 pontos na prova objetiva de conhecimentos básicos P1;
- tiver nota igual ou superior a 21 pontos na prova objetiva de conhecimentos específicos P2;
- tiver nota igual ou superior a 36 pontos no conjunto das provas objetivas.
Gabaritos do concurso Petrobras
Os gabaritos preliminares das provas aplicadas sairão na terça-feira, 22, após as 19h (horário de Brasília-DF), pelo site do Cebraspe, banca que coordena o concurso e aplicou as avaliações.
O prazo para interposição de recursos contra os gabaritos e questões da prova vão de 23 a 24 de fevereiro, das 10 horas do primeiro dia às 18 horas de 24/2, pelo site do Cebraspe. Veja as demais datas do concurso:
- Divulgação do edital de resultado final nas provas objetivas e convocação para avaliação de títulos, somente para Engenharia de Segurança de Processo - 16/3/2022;
- Período para envio da documentação da avaliação de títulos (apenas para Engenheiro de Segurança de Processo): 24 a 25/3/2022;
- Resultado provisório na avaliação de títulos e convocação para avaliação multiprofissional e heteroidentificação: 5/4/2022;
- Realização da avaliação multiprofissional: 9/4/2022;
- Realização do procedimento de heteroidentificação dos candidatos negros: 10/4/2022;
- Resultado final no procedimento de heteroidentificação dos candidatos autodeclarados negros e na avaliação multiprofissional e de convocação para o desempate de notas: 10/5/2022;
- Resultado final do processo seletivo: 30/5/2022
Vagas do concurso Petrobras
As vagas abertas são para Profissional de nível superior Júnior. Todos pedem graduação na área para participar. Veja as áreas com oportunidades abertas:
- Administração
- Análise - Comércio e Suprimento
- Análise - Transporte Marítimo
- Analista de Sistemas - Engenharia de Software
- Analista de Sistemas - Infraestrutura
- Analista de Sistemas - Processos de negócio
- Ciência de Dados
- Economia
- Engenharia Ambiental
- Engenharia Civil
- Engenharia de Equipamentos - Elétrica
- Engenharia de Equipamentos - Eletrônica
- Engenharia de Equipamentos - Inspeção
- Engenharia de Equipamentos - Mecânica
- Engenharia de Equipamentos - Terminas e Dutos
- Engenharia de Petróleo
- Engenharia de Processamento
- Engenharia de Produção
- Engenharia de Segurança de Processo
- Engenharia de Segurança do Trabalho
- Engenharia Naval
- Geofísica - Física
- Geofísica - Geologia
- Geologia
Mais informações de cada cargo podem ser conferidas no edital.
Mais etapas
A seleção terá ainda prova de títulos apenas para a área de Engenharia de Segurança de Processo.
Para convocar os aprovados, a Petrobras fixou prazo de validade de um ano na seleção, podendo vir ainda ainda a ser prorrogado uma vez por igual período, a critério da empresa. O cadastro reserva serve para chamadas no decorrer do prazo de validade do certame.
Siga o Ache Concursos no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias sobre concursos, empregos, estágios, governo e benefícios sociais.