Saíram nesta terça-feira (25) os gabaritos das provas objetivas do concurso público da Polícia Civil do estado do Rio de Janeiro para o cargo de Auxiliar de Necropsia. As avaliações foram aplicadas no domingo, 23.
Com mais de 258 mil candidatos para o preenchimento de 350 vagas, as provas para carreiras de Técnico Policial de Necropsia, Investigador Policial, Auxiliar Policial de Necropsia, Inspetor de Polícia, Perito Criminal e Perito Legista ocorrerão em vários finais de semana.
No domingo (23), elas foram aplicadas para Auxiliar Policial de Necropsia de 3ª Classe, das 13h às 17h. Foram 41.037 inscritos para apenas 10 vagas imediatas, uma concorrência média de 4.103 candidatos por vaga. O salário inicial do cargo é de R$ 4.606,29.
As provas objetivas de múltipla escolha da PC-RJ serão realizadas em vários finais de semana. Veja a data prevista de cada um delas:
- Dia 05 de dezembro de 2021 para Perito Criminal e Perito Legista;
- Dia 23 de janeiro de 2022 para Auxiliar de Necropsia, das 13h às 17h;
- Dia 30 de janeiro de 2022 para Inspetor de Polícia;
- Dia 06 de fevereiro de 2022 para Técnico de Necropsia;
- Dia 13 de fevereiro de 2022 para Investigador de Polícia.
No total, o concurso teve 258.666 candidatos inscritos. As provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, contam com questões variando de acordo com o cargo. Veja:
Auxiliar Policial de Necropsia
- 30 questões de Conhecimentos Gerais (Língua Portuguesa e Matemática)
- 30 questões de Conhecimentos Específicos (Noções Básicas de Biologia e Anatomia Humana, Noções de Prova no Processo Penal e Noções de Direito Administrativo)
Técnico Policial de Necropsia
- 20 questões de Conhecimentos Gerais (Língua Portuguesa)
- 40 questões de Conhecimentos Específicos (Anatomia e Fisiologia Humanas, Noções de Prova no Processo Penal e Noções de Direito Administrativo)
Investigador Policial
- 30 questões de Língua Portuguesa
- 60 questões de Conhecimentos Específicos (Noções de Direito (Penal, Processual Penal, Administrativo e Constitucional)
- 10 questões de Conhecimentos Básicos de Informática
Inspetor de Polícia
- 30 questões de Língua Portuguesa
- 60 questões de Conhecimentos Específicos
- 10 questões de Conhecimentos Básicos de Informática
- Perito Criminal e Perito Legista
- 30 questões de Língua Portuguesa
- 50 questões de Conhecimento Específicos;
- 20 questões de Noções de Direito
Será considerado aprovado na prova objetiva/prova de conhecimentos o candidato que obtiver, no mínimo, 50% de pontos em cada um dos módulos isoladamente.
Gabaritos da PC-RJ
O gabarito oficial preliminar e o caderno de questões da prova aplicada saíram nesta terça-feira de 25 de janeiro pelo site da FGV. Os gabaritos das provas para os cargos de Perito Criminal e Perito Legista já estão disponíveis também e podem ser conferidos também no site da banca.
Próximas etapas
Haverá prova de capacidade física, de caráter eliminatório para aqueles que tiverem sido aprovados na prova objetiva respeitando a ordem de classificação. Esta, consistirá em quatro testes de esforço físico, sendo considerado inapto o candidato que não alcançar o desempenho exigido em qualquer um deles. O candidato deverá executar cada um dos testes de esforço físico em apenas uma tentativa. O resultado da Prova de Capacidade Física será publicado no DOERJ, e no site da FGV.
Serão convocados para o Exame Psicotécnico, de caráter eliminatório, os candidatos aprovados na prova de capacidade física. Este, será realizado no Município do Rio de Janeiro em local, data e hora oportunamente divulgados por edital específico. O exame é um processo sistemático, com base em procedimentos científicos que permitem identificar aspectos psicológicos do candidato compatíveis com o desempenho das atividades e profissiografia do cargo pretendido. Nesta etapa, será feito uma análise objetiva e padronizada de características cognitivas, emocionais, de personalidade e motivacionais dos candidatos.
Todos os candidatos considerados aptos no Exame Psicotécnico serão convocados por meio de edital para Exame Médico, de caráter eliminatório. Este, visa aferir a saúde e a capacidade do candidato para suportar física e organicamente as exigências do Curso de Formação Profissional (CFP) e das atribuições do cargo. O exame médico, será realizado no Município do Rio de Janeiro em local, data e horário a serem divulgados no edital de convocação.
Segunda Fase
A segunda fase consistirá em duas etapas, que ocorrerão concomitantemente, de responsabilidade da Academia Estadual de Polícia Sylvio Terra - ACADEPOL.
Curso de Formação Profissional (CFP), de caráter eliminatório e classificatório, com apuração de frequência, aproveitamento e conceito. Serão convocados para o curso os candidatos aprovados e classificados na primeira etapa do concurso e que estejam dentro do número de vagas oferecidas para cada cargo. Enquanto durar o CFP, o candidato receberá bolsa-auxílio correspondente a 80% do valor do vencimento da classe inicial do cargo, sem incidência de descontos previdenciários.
O candidato matriculado no Curso de Formação Profissional (CFP) será submetido à Prova de Investigação Social, de caráter eliminatório, considerando-se seus antecedentes criminais e sociais, bem como sua conduta no CFP. A Investigação Social será realizada com base em documentos oficiais relacionados em formulário próprio, que conterá perguntas de caráter pessoal.
Para os candidatos ao cargo de Perito Legista, haverá Prova de Títulos, de caráter classificatório. A convocação para apresentação dos títulos será realizada durante o Curso de Formação Profissional (CFP) no endereço eletrônico da organizadora. A nota da prova de Títulos não poderá exceder o grau máximo de cinco pontos, devendo os pontos que excederem tal limite ser desconsiderados.
Caberá interposição de recurso, devidamente fundamentado, a FGV, no prazo de três dias úteis, contados a partir do primeiro dia útil subsequente ao da publicação do objeto de recurso.
O prazo de validade do concurso será de dois anos, a contar da publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período.
A Nota Final de classificação no concurso dos candidatos aprovados no Curso de Formação Profissional será o resultado final obtido nas avaliações a que o candidato for submetido durante o Curso de Formação Profissional (CFP), a serem previstas através de ato administrativo específico, a cargo da ACADEPOL.
Empate
Em caso de igualdade da Nota Final, para fins de classificação final, terá preferência, sucessivamente, o candidato:
- com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, completos até o último dia de inscrição (Estatuto do Idoso);
- que tiver desempenhado o exercício efetivo da função de jurado, nos termos do art. 440 do CPP;
- com maior nota na Prova de Conhecimentos da primeira fase do concurso;
- com maior nota no módulo Conhecimentos Específicos da Prova de Conhecimentos;
- com maior nota no módulo Língua Portuguesa da Prova de Conhecimentos;
- mais idoso, com idade inferior a 60 (sessenta) anos, considerando dia, mês, ano e, se necessário, hora e minuto do nascimento.
Siga o Ache Concursos no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias sobre concursos, empregos, estágios, governo e benefícios sociais.