Saíram os gabaritos do processo seletivo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, que teve provas no último final de semana para mais de 349 mil inscritos. O certame busca o preenchimento de 183.021 vagas em cargos de Recenseador para a realização do Censo Demográfico no segundo semestre de 2022.

Os recenseadores terão remuneração por produção e podem ganhar até R$ 3,5 mil em jornada de trabalho de até 50 horas semanais. Os contratados receberão ainda auxílio-alimentação no valor de R$ 458,00, auxílio-transporte, auxílio pré-escolar, férias e 13º salário proporcionais ao tempo de trabalho contratado.

As provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, que ocorreram no domingo das 9h às 12h, contaram com 50 questões de múltipla escolha. Foram 10 de Língua Portuguesa, 10 de Matemática, 5 de Ética no Serviço Público e mais 25 de Conhecimentos Técnicos.

Essas, serão pontuadas em uma escala de zero a 50 pontos, sendo considerado aprovado o concorrente que:

  • obtiver, no mínimo, 15 pontos no total da prova objetiva (15 acertos);
  • acertar, no mínimo, 1 questão de cada disciplina.

O candidato aprovado dentro do número de vagas será considerado classificado, enquanto o candidato aprovado fora do número de vagas, será considerado apenas não eliminado, podendo ainda ser convocado para vagas remanescentes.

Gabaritos IBGE para Recenseador

Os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas foram divulgados nesta segunda (11) - veja os gabaritos IBGE para Recenseador

A avaliação teve dois tipos de prova aplicadas, que podem ser conferidas pelo site da FGV.

O candidato que desejar interpor recurso contra os gabaritos e questões da prova, terá dois dias úteis para fazê-lo, a contar do dia subsequente ao da publicação destes, dias 12 e 13/04, pelo site da banca.

A classificação final da seleção sairá na data prevista de 13 de maio, juntamente com os gabaritos oficiais pós-recursos. O resultado final da seleção sairá no dia 20 de maio, quando iniciará a convocação.

A classificação final se dará segundo a ordem decrescente das notas obtidas na prova objetiva por categoria de vagas (AC, PcD e PPP), respeitada a opção de UF/município/área de trabalho.

Em caso de empate na nota final, respeitada a área de trabalho/município/UF escolhida, terá preferência o candidato que, na seguinte ordem:

  • tiver idade igual ou superior a 60 anos completos, até o último dia de inscrição neste processo seletivo simplificado, conforme o art. 27, parágrafo único, da Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003 (Estatuto do Idoso);
  • obtiver maior nota na disciplina Conhecimentos técnicos;
  • obtiver maior nota na disciplina Língua Portuguesa;
  • obtiver maior nota na disciplina Ética no Serviço Público;
  • tiver exercido efetivamente a função de jurado, de acordo com o art. 440 do Código de Processo Penal com a redação dada pela Lei nº 11.689/2008, conforme informação submetida no momento da inscrição; e
  • persistindo o empate, tiver maior idade.

Treinamento

Para os candidatos aprovados dentro do número de vagas, haverá treinamento, de caráter eliminatório e classificatório a partir de junho deste ano. Este, será realizado pelo IBGE e terá duas etapas: autoinstrução e treinamento presencial. As datas de convocação para cada etapa ainda serão informadas pelo IBGE em seu site.

O prazo de validade do processo seletivo simplificado será de um ano, contado a partir da data de assinatura do primeiro contrato.