A Fundação Getúlio Vargas (FGV) aplicou neste domingo a primeira prova que vai selecionar servidores no Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA). Os candidatos que participaram da seleção que vai preencher 50 vagas e formar cadastro de reserva nos cargos de Auxiliar e Auditor de Controle Externo em várias especialidades podem se preparar agora para conferir seu desempenho.

As provas ocorreram das 08h às 13h (objetiva) e das 15h às 19h (discursiva).

O edital do concurso TCE-PA foi publicado em abril e teve um grande número de interessados. Com um total de 11.861 inscritos, os cargos mais concorridos foram de Auxiliar Técnico de Controle Externo - Administrativa, com 4.643 inscritos, seguido de Auditor de Controle Externo - Área Fiscalização / Direito, com 1.811 inscritos, e Auditor de Controle Externo - Área Administrativa / Direito, com 1.065 inscritos - veja a demanda de inscritos por vaga.

Os gabaritos das provas sairão no decorrer desta terça-feira de 06 de agosto pela FGV.

Etapas do Concurso TCE-PA

O concurso será composto por até três etapas de avaliação, sendo:

  1. Prova objetiva de múltipla escolha (eliminatória e classificatória);
  2. Prova discursiva (eliminatória e classificatória);
  3. Avaliação de títulos (classificatória), apenas para o cargo de Auditor de Controle Externo.

As provas objetivas e discursivas serão realizadas em Belém-PA com a seguinte programação:

  • 04 de agosto: Provas para Auxiliar de Controle Externo e Auditor de Controle Externo - Área de Fiscalização (e suas especialidades) e Área Administrativa (Gestão Governamental).
  • 11 de agosto: Provas para Auditor de Controle Externo - Área Administrativa, Comunicação, Planejamento e Informática (e suas especialidades, exceto Gestão Governamental).

Para o cargo de Auxiliar Técnico de Controle Externo, a Prova Objetiva será
composta por 80 questões de múltipla escolha valendo 80 pontos, sendo 30 da prova de conhecimentos gerais e 50 pontos da prova de conhecimentos específicos.

Para Auditor a prova teve 100 questões de múltipla escolha, valendo 100 pontos, sendo 30 de conhecimentos gerais, 30 de conhecimentos específicos básicos e 40 pontos da prova de
conhecimentos específicos avançados.

Serão aprovados os candidatos que alcançarem 50% de pontos na prova, ou seja, 40 pontos para o cargo de Auxiliar Técnico de Controle Externo; e 50 pontos para o cargo de Auditor de Controle Externo

Divulgação dos gabaritos

Os gabaritos serão disponibilizados dois dias após a aplicação das provas, após às 10 horas:

  • 06 de agosto: Gabaritos para Auxiliar de Controle Externo e Auditor de Controle Externo - Área de Fiscalização (e suas especialidades) e Área Administrativa (Gestão Governamental).
  • 13 de agosto: Gabaritos para Auditor de Controle Externo - Área Administrativa, Comunicação, Planejamento e Informática (e suas especialidades, exceto Gestão Governamental).

Os candidatos poderão consultar os gabaritos no site oficial da FGV (https://conhecimento.fgv.br/concursos/tcepa24).

Os candidatos que desejarem interpor recurso contra o gabarito oficial preliminar terão um prazo de 2 dias úteis para fazê-lo, a contar do dia subsequente à divulgação do gabarito. O período para submissão de recursos será das 12 horas do primeiro dia às 12 horas do terceiro dia e devem ir de quarta (7) até sexta-feira (9). Os recursos podem ser apresentados por formulário no site da FGV.

Já os resultados ainda não têm data prevista para divulgação pela FGV. Normalmente, a lista de notas dos candidatos sai cerca de 30 dias após a aplicação da prova.