Saiu o tão aguardado gabarito das provas objetivas do concurso SEE-SP. Com 15 mil vagas para Professores ofertadas nesse edital, o certame registrou mais de 295 mil inscritos. Segundo a Vunesp, 23% dos inscritos - mais de 67 mil - não compareceram às provas no domingo, 6.

A divulgação dos gabaritos preliminares não correu de forma tão tranquila - com o anúncio antecipado pela Secretaria da Educação de SP e depois retornando à previsão inicial.

No edital do concurso SEE-SP, os gabaritos preliminares estavam previstos para sair na quinta-feira, 10 de agosto. Contudo, a Seduc informou que as respostas estariam no ar a partir das 10h da terça-feira, 8, deixando muitos candidatos na expectativa.

No final do dia, a Vunesp emitiu um aviso em seu site confirmando que o gabarito seria publicado no dia 10/08, conforme o cronograma original.

Gabaritos do Concurso SEE SP

Conforme o edital, os gabaritos preliminares foram publicados no Diário Oficial do Estado na quinta-feira, 10 de agosto, e a partir das 10 horas a Vunesp libera a consulta individual no site da banca https://www.vunesp.com.br/seed2301.

Como saber a versão da prova?

Com o gabarito publicado, os candidatos já podem corrigir as provas, certo? Errado! Desde a divulgação dos gabaritos os inscritos estão enfrentando um obstáculo: descobrir qual versão das respostas corresponde à sua prova.

Isso porque o edital de divulgação traz quatro versões dos gabaritos para cada prova e não existe orientação de como identificar qual delas é a correta para cada candidato.

Com isso, os inscritos no concurso buscaram as redes sociais para cobrar esclarecimentos da Vunesp e da Secretaria de Educação. Até o início da tarde, a banca não havia disponibilizado a consulta ao gabarito individual no site.

Nas redes sociais, diversos candidatos afirmaram que para descobrir a versão da prova basta identificar o segundo dígito do código de barras que fica no canto superior do seu caderno de questões. Contudo, a informação não foi confirmada pela banca e não se sabe se o método está correto.

Por outro lado, os candidatos que buscaram o suporte da banca receberam a orientação de que a versão da prova está vinculada ao número de inscrição e não está presente no caderno de questões. A Vunesp deve disponibilizar o gabarito individual na área do candidato com a versão da prova no decorrer do dia.

Vunesp dá orientação sobre a versão da prova
Vunesp dá orientação sobre a versão da prova

Recursos

Após a divulgação, o candidato terá o prazo de 3 dias úteis, contados da data da publicação, para interpor recursos contra os gabaritos preliminares, o resultado das provas e a classificação prévia. O prazo para interposição de recursos contra os gabarito vai de 10 a 14 de agosto.

Quando o recurso se referir ao gabarito da prova objetiva, deverá ser elaborado e protocolado de forma individualizada, ou seja, um recurso para cada questão e a decisão será tomada mediante parecer técnico da Banca Examinadora.

Provas do concurso Professores SP

O concurso terá quatro etapas de avaliação dos inscritos, sendo Prova objetiva de conhecimentos gerais e específicos, Prova discursiva, Prova prática e Prova de títulos.

As provas objetivas com 30 questões de conhecimentos gerais e específicos foram compostas da seguinte forma:

  • 10 questões de Compromissos, Competências e Conhecimentos Didáticos-Pedagógicos (Bibliografia)
  • 20 questões de Perfil, Conhecimentos, Capacidades e Bibliografia

Já a prova discursiva visa avaliar os conhecimentos necessários ao desempenho pleno das atribuições do candidato ao respectivo cargo, além de considerar sua capacidade de leitura, de interpretação e de escrita, na forma culta da língua portuguesa.

O concurso da SEE-SP terá validade de dois anos, contado a partir da data de sua homologação em Diário Oficial do Estado, prorrogável uma vez por igual período, ou seja, poderá nomear professores durante 4 anos.