Lançado em maio deste ano, o concurso do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) para o cargo de Escrevente Técnico Judiciário teve suas provas reaplicadas neste domingo de 24 de novembro.

O certame, regulamentado pelo edital nº 01/2024 abriu 572 vagas para o cargo de Escrevente Técnico Judiciário e enfrentou problemas na Justiça. A prova realizada no dia 8 de setembro foi anulada devido a uma irregularidade identificada em um dos locais, onde uma fiscal encerrou o exame uma hora antes do previsto, prejudicando os candidatos. Assim, somente os candidatos que concorrem aos cargos da Comarca da Capital foram agora convocados para uma reaplicação.

Só na Capital são 300 vagas oferecidas, onde cerca de 90 mil candidatos concorrem ao cargo.

As novas provas aplicadas pela Vunesp começaram às 13h30 deste domingo (24), com abertura dos portões ao meio-dia. A prova teve 100 questões de múltipla escolha, divididas em três blocos:

  • Bloco I: 24 questões de Língua Portuguesa
  • Bloco II: 40 questões de Conhecimentos em Direito.
  • Bloco III: 6 questões de Atualidades; 6 questões de Matemática; 14 questões de Informática; 10 questões de Raciocínio Lógico.

Os candidatos tiveram 5 horas para concluir a prova. A avaliação será feita em uma escala de 0 a 10 pontos, sendo os blocos I e II de caráter eliminatório exigindo pelo menos 50% de acerto nas questões. O bloco III será apenas de caráter classificatório.

Gabaritos

Os gabaritos preliminares oficiais das provas reaplicadas poderão ser consultados somente na manhã desta quarta-feira de 27 de novembro, no Diário Oficial e pelo site oficial da Vunesp em - vunesp.com.br/TJSP2401.

O concurso terá ainda uma etapa de prova de digitação, com data a ser marcada, que valerá 10 pontos e o candidato precisará atingir 5 pontos para aprovação. Para a prova de digitação serão convocados apenas os 1.440 melhores classificados na prova objetiva na Capital.

Escrevente TJSP

O cargo oferece remuneração inicial de R$ 6.043,54, além de benefícios. A seleção registrou um total de 181.966 candidatos inscritos para as 572 vagas, sendo um dos concursos mais concorridos do ano.

Para tomar posse no concurso, é necessário atender aos seguintes requisitos:

  • Ter Ensino médio completo.
  • Idade mínima de 18 anos na data da posse.
  • Estar em dia com as obrigações eleitorais.
  • Não possuir condenações por crimes contra a administração pública.

Para chamar os aprovados o concurso terá validade de 1 ano a contar da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por mais um a critério do Tribunal de Justiça.