Com o avanço da modernidade, não é apenas a tecnologia que tem se aprimorado e ganhado espaço: Os golpes financeiros também têm aumentado de uma forma exponencial. Atualmente, existem muitos golpes populares que envolvem o carnaval, o Pix reverso, bancos, cartões de crédito por aproximação, e agora, há outro em alta: o golpe relacionado ao RENAVAM.

Em suma, quando as pessoas decidem vender o carro para comprar um novo, ou seja o motivo que for, é importante estar atento. Por meio desse golpe, os golpistas usam o número do RENAVAM para cometer crimes, e levar inclusive, à suspensão da CNH do dono do veículo.

Diante disso, vamos te explicar a seguir, todos os detalhes do RENAVAM, e como você pode se proteger dessa armadilha.

O que é o RENAVAM?

O RENAVAM é o Registro Nacional de Veículos Automotores. Em tese, trata-se de um número de identidade do automóvel e segue o veículo, desde a fabricação até que ele saia de circulação, independente do motivo.

Por meio desse código, as autoridades de trânsito acessam todos os detalhes do carro. Como, por exemplo: ano, cor, chassi, modelo, possíveis débitos pendentes e até mesmo se as mudanças feitas no automóvel estão regulares (se for o caso).

A partir disso, é possível perceber que o RENAVAM mostra, além das características físicas do carro, todo o histórico do mesmo. É importante destacar também, que esse código é fixo, e por isso, não muda - mesmo que o dono do automóvel faça alterações muito significativas no mesmo.

O que é possível fazer com o número do RENAVAM?

O código armazena todas as informações do veículo. Sendo assim, por meio desse código é possível:

  • Realizar a pesquisa de débitos pendentes;
  • Verificar se o veículo tem bloqueios judiciais ou administrativos;
  • Conferir qual é a procedência do veículo;
  • Saber se o veículo já se envolveu em acidentes, ou se precisou de reparos;
  • Conferir por quais alterações e modificações o veículo já passou;
  • Saber sobre as irregularidades com a documentação, como licenciamento e CRV;
  • No caso de blitz ou paradas policiais, estar com o RENAVAM em mãos garante a segurança do motorista e do veículo.

Assim que você tiver o número do RENAVAM de um veículo, é possível fazer as consultas no Detran do seu Estado ou de onde o veículo foi registrado.

Como funciona o golpe

O golpe funciona assim: o criminoso liga para a vítima, e finge ter interesse em comprar o seu veículo. Com a justificativa de que deseja ver o histórico do veículo, o golpista pede o número do RENAVAM para o proprietário.

Tendo essa informação nas mãos, o criminoso pode conferir todas as informações sobre o veículo, bem como sobre o dono do mesmo. A partir disso, o criminoso pode clonar o automóvel, bem como cometer várias infrações. Essa ação pode levar à cassação da CNH do proprietário do carro.

Como se proteger do golpe?

A dica principal para se proteger do golpe do RENAVAM é uma só: JAMAIS passar qualquer tipo de documentação para as pessoas estranhas. Leve como regra: assim como você não pode passar informações sobre o seu cartão e conta de banco, você também não pode disponibilizar dados sobre o seu veículo.

E se você vender o seu veículo, a melhor opção é solicitar a identificação do interessado, e ver se está tudo certo antes de passar o RENAVAM ou a placa do carro. Também é importante citar que você jamais pode passar o número do chassi do seu veículo, já que isso facilita a clonagem do mesmo.

Por isso, a principal forma de se proteger, é negociar a venda do carro com as empresas que possuem um bom histórico no mercado. Para isso, você pode consultar na internet sobre as empresas, e assim saber se as mesmas são confiáveis.