Excelente notícia para os concurseiros alagoanos que almejam um cargo na Polícia Militar do Estado. O governador do Estado, Renan Filho, anunciou que o edital do concurso da PM-AL será aberto ainda no segundo semestre deste ano. A previsão é da oferta de 500 vagas para novos policiais.
"Estamos concluindo a convocação da reserva técnica do concurso da Polícia Militar de 2012. E, assim que essa etapa for fechada, vamos lançar, ainda neste segundo semestre, outros três editais para reforçar as Polícias Civil e Militar e a Ressocialização. Com isso, abriremos concursos para delegados e agentes da Polícia Civil, soldados da Polícia Militar e agentes penitenciários." Segundo o governador.
Recentemente, o governo alagoano convocou a partir de maio os candidatos aprovados no concurso da Polícia Militar de 2006 em virtude de decisão judicial, que realizam os testes de aptidão física atualmente. Em paralelo, os aprovados do concurso de 2018 também realizam os testes de aptidão física. Segundo o Secretário do Planejamento e Gestão Fabrício Marques: "A gente veio acompanhando a evolução da decisão judicial sobre a convocação dos candidatos de 2006. A gente teve todo o cuidado sobre a melhor forma de convocar esses candidatos e amanhã será publicado no Diário Oficial todo o rito de convocação. Nós entendemos que a reserva técnica de 2006 deveria fazer o TAF antes para não haver questionamentos futuros sobre os candidatos de 2018, para não paralisar o processo por causa de outra decisão da Justiça."
Segundo o governador os testes para os aprovados em 2006 aconteceram entre os dias 22 e 26 de julho e os testes para os aprovados em 2018 estão sendo realizados esta semana, entre os dias 05 e 09 de agosto.
Novo concurso terá 500 vagas
O novo edital para Soldados da PMAL deverá ter 500 vagas e os candidatos aprovados provavelmente serão convocados para exercerem suas atividades a partir de 2020. Vale lembrar que o ultimo certame ocorrido em 2018 também havia ofertado 500 vagas e avaliou os candidatos através de 4 etapas: Prova objetiva; avaliação médica; teste de aptidão física e comprovação documental/investigação social.
Para concorrer ao cargo os candidatos deveriam possuir ensino médio ou equivalente, idade mínima de 18 anos e máxima de 30 anos, altura mínima de 1,65 para candidatos do sexo masculino e 1,60 para candidatas do sexo feminino e CNH "B" ou superior. O salário inicial para o cargo, na época do certame de 2018, foi de R$ 3.744,47 após o curso de formação e de R$ 1.453,14 durante o curso.
Siga o Ache Concursos no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias sobre concursos, empregos, estágios, governo e benefícios sociais.