Na última segunda-feira, 26 de julho de 2021, o Governo do Estado do Amazonas divulgou a formalização de novas comissões que irão organizar concursos públicos destinado para as Forças de Segurança do estado.

O certame será realizado pelo Programa Amazonas Mais Seguro que vai possibilitar a contratação de novos servidores para a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), Polícia Militar do Amazonas (PM-AM), Polícia Civil (PC-AM), Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBM-AM) e Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM).

Serão 2.500 vagas de trabalho distribuídas entre 5 órgãos que compõem a estrutura do Governo do Estado. Destas vagas, serão:

  • 1.350 para a Polícia Militar;
  • 453 para o Corpo de Bombeiros;
  • 362 para a Polícia Civil;
  • 210 para o Detran-AM;
  • 150 vagas para a Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM).

Os salários ofertados nas carreiras vão variar de R$ 2.600 a R$ 20.000,00.

Renovação

Sem realizar concursos na segurança há mais de 15 anos, o certame vem com o intuito de renovar o trabalho executado pelo sistema. O Departamento Estadual de Trânsito, por exemplo, não realiza um concurso público para contratação de novos servidores desde 1995.

O diretor-presidente do Detran-AM, Rodrigo de Sá, afirmou que o último certame foi anulado e que nunca houve seleção para ingressos de servidores efetivos. A delegada-geral da PC-AM, Emília Ferraz, comemorou a criação das comissões responsáveis depois de 12 anos de espera por um concurso público para a Polícia Civil. Os editais devem sair no decorrer dos próximos meses.