O Governo do Distrito Federal (GDF) divulgou um amplo plano de abertura de novos concursos públicos e nomeações de servidores. Serão 8.143 vagas no total, entre abertura e provimento.

Essa inormação consta na recente atualização da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2024, aprovada na Câmara Legislativa (CLDF) e proposta pelo governador Ibaneis Rocha (MDB). A Lei Nº 7.498 entrou em vigor em 30 de abril de 2024 e foi publicada em edição extra do Diário Oficial do DF (DODF).

O Governo do Distrito Federal disponibilizou um total de 7.933 vagas. Além disso, a mudança na legislação também criou 210 novas oportunidades para servidores tanto na Câmara Legislativa do DF quanto no Tribunal de Contas do DF (TCDF). Houve uma tentativa por parte dos deputados distritais de ampliar o número de nomeações para 13 mil, porém essa proposta foi vetada pelo governador.

Novos concursos e nomeações

A pasta da Saúde terá 2.452 vagas disponíveis entre nomeações e novos concursos. Entre as oportunidades, estão previstas contratações de 50 cirurgiões-dentistas, 400 especialistas em saúde, 250 enfermeiros, 250 médicos, 200 técnicos em enfermagem, 150 agentes de vigilância ambiental (AVAs), 150 agentes comunitários de saúde (ACSs) e 230 auditores de atividades urbanas.

No setor da Educação, serão contratados 300 profissionais, sendo 200 pedagogos - orientadores educacionais e 100 professores de educação básica. Além disso, a Segurança do DF também receberá reforços, com a nomeação de 400 policiais penais.

Vagas para a CL-DF e TC-DF

Além disso, estão previstas 180 vagas para novos concursos públicos e nomeações para a Câmara Legislativa (CLDF) e o Tribunal de Contas (TCDF), direcionadas aos cargos de consultores técnico-legislativos, consultores legislativos, procuradores legislativos e analistas legislativos.

Para o TCDF, serão abertas 30 vagas, distribuídas da seguinte maneira: 10 para auditor de controle externo, 10 para analista de administração pública e 10 para técnico de administração pública.