Pela segunda semana consecutiva, a greve dos servidores da carreira de Finanças e Controle tirou do ar a venda de títulos do Tesouro Direto nesta terça-feira, 1. De acordo com o Unacon Sindical, a mobilização já suspendeu diversas transações e, nesta terça-feira, 1º de outubro, paralisou novamente o Tesouro Nacional.

Os Auditores e Técnicos Federais de Finanças e Controle, em greve desde agosto, reivindicam a reabertura das negociações com o governo. Na última terça-feira, 24 de setembro, o Tesouro Direto também interrompeu suas operações de venda.

A paralisação afeta ainda outros programas fundamentais, como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), o Programa de Financiamento à Exportação (PROEX) e o Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (PROAGRO), que dependem de operações vinculadas ao Tesouro.

Projetos suspensos

No âmbito da Dívida Pública, três projetos ligados ao Tesouro Direto foram suspensos, incluindo parcerias com a B3, a Bolsa de Valores do Brasil. Além disso, emissões e resgates de títulos atrelados a programas governamentais, como o CFT-e do FIES, CFT-B do PROIES e NTN-I do PROEX, enfrentam atrasos. Também houve impacto em operações de novação de dívidas de financiamento habitacional.

Na Controladoria-Geral da União (CGU), a greve prorrogou prazos de auditorias ligadas ao programa "CGU Presente", que fiscaliza importantes políticas públicas, como o Mais Médicos e o Brasil Sorridente. Atrasos também atingem as Tomadas de Contas Especiais do Poder Executivo Federal, processos essenciais para identificar perdas à administração pública e recuperar recursos.

Pontos reivindicados

Os servidores buscam a valorização da carreira, que vem sofrendo com alta evasão nos últimos anos. Cerca de 35% dos aprovados no último concurso da CGU já deixaram a carreira, buscando oportunidades mais atrativas no Executivo Federal.

Entre as principais demandas dos servidores, estão:

  • a manutenção dos níveis da tabela de progressão salarial;
  • exigência de nível superior para o cargo de Técnico Federal de Finanças e Controle;
  • Correção de discrepâncias salariais em relação a outras carreiras com atribuições semelhantes no executivo.

A greve, iniciada em agosto, tem como objetivo pressionar o governo a incluir reajustes salariais na Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2025. Além das vendas de títulos do Tesouro Direto, a paralisação já afetou a divulgação do Relatório Mensal da Dívida Pública, que foi adiada. Ainda não há confirmação sobre possíveis novos adiamentos de divulgações previstas para esta semana.

Lançado em 2002, o Tesouro Direto é uma das principais opções de investimento no Brasil, especialmente para pequenos investidores. Ele permite a compra de títulos públicos federais de forma acessível, com opções como Tesouro Selic, Tesouro IPCA e Tesouro Prefixado, cada um oferecendo diferentes características e prazos.