O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) anunciou a abertura de inscrições para 486 vagas remanescentes em cursos técnicos e superiores gratuitos.

As vagas estão disponíveis em diversos campi do estado, incluindo Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Porto Alegre, Restinga, Rio Grande, Vacaria e Viamão. As aulas estão previstas para começar ainda neste semestre e a seleção será feita por ordem de inscrição.

Estão disponíveis 58 vagas para os Cursos Técnicos Integrados à Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), 23 vagas para os Cursos Técnicos Concomitantes/Subsequentes, 279 vagas para os Cursos Técnicos Subsequentes e 126 vagas para os Cursos de Graduação nos campi do IFRS.

O IFRS oferece vagas em áreas de grande demanda e relevância no mercado de trabalho, como Administração, Agronomia, Pedagogia, Logística e Gestão Ambiental. A lista completa de cursos e vagas pode ser consultada no edital.

Inscrições e requisitos

Os interessados devem se inscrever exclusivamente pela internet, no site https://ingresso.ifrs.edu.br/2024-2/, no período de 22 a 29 de agosto de 2024. Para participar, é necessário possuir uma conta no portal Gov.Br, que facilita o acesso a diversos serviços públicos.

A inscrição deve ser realizada através do sistema eletrônico do IFRS, onde o candidato deve enviar toda a documentação exigida no edital de forma digitalizada. Não há cobrança de taxa de inscrição.

Para concorrer às vagas de cursos superiores, os candidatos precisam ter participado de um exame de seleção do IFRS ou do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2015. Diferente de outros processos seletivos, a classificação será baseada na ordem de inscrição, e não nas notas obtidas nos exames.

Veja os requisitos:

  • Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio na Modalidade EJA: É necessário que o estudante tenha concluído o Ensino Fundamental (1º grau) ou conclua até a data da matrícula, não tenha concluído o Ensino Médio e tenha, no mínimo, 18 anos completos até a data da matrícula.
  • Curso Técnico Concomitante/Subsequente: O estudante deve estar cursando qualquer ano do Ensino Médio ou ter concluído o Ensino Médio até a data da matrícula.
  • Curso Técnico Subsequente: Exige que o estudante tenha concluído o Ensino Médio ou o conclua até a data da matrícula.
  • Curso Superior de Graduação: O estudante deve ter o Ensino Médio completo ou concluí-lo até a data da matrícula.

Inscrição para os Cursos Superiores de Graduação:

Para se candidatar às vagas dos cursos de Graduação, o candidato deve:

  • Ter participado de um dos Exames de Seleção para curso Superior de Graduação do IFRS a partir do Processo Seletivo 2019/1, sem ter sido classificado como "eliminado"; ou
  • Ter participado de alguma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2015, sem ter obtido nota zero em nenhuma das provas, incluindo a Redação.

Notas obtidas no Enem por "treineiros" não serão consideradas. A nota do Exame de Seleção ou do Enem não será utilizada para fins de classificação.

Cronograma do Processo Seletivo

  • 22/08 a 29/08/2024: Período de inscrição no Processo Seletivo de Ocupação de Vagas Não Preenchidas para ingresso no 2º semestre de 2024.
  • 30/08/2024: Publicação da convocação para a Comissão de Heteroidentificação para candidatos negros (preto/pardo) inscritos.
  • 02/09/2024: Realização da Comissão de Heteroidentificação.
  • 03/09/2024: Publicação do resultado preliminar da Comissão de Heteroidentificação.
  • 04/09/2024: Período para recurso do resultado preliminar da Heteroidentificação.
  • 05/09/2024: Publicação do resultado final da Comissão de Heteroidentificação.
  • 12/09/2024: Publicação do resultado final de matrícula.