Começou na última quinta-feira (24), o calendário de pagamentos do INSS para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social referente a folha do mês de novembro. Alguns beneficiários irão receber ainda os valores duplicados.
Porém, é necessário esclarecer que só terá direito ao pagamento em dobro quem começou a receber o benefício da previdência a partir de maio deste ano. Isso porque eles receberão o 13º salário agora em parcela única, além do pagamento mensal do benefício.
Os demais beneficiários já receberam seu décimo terceiro salário antecipado pelo Governo Federal entre os meses de abril e junho de 2022. Para aqueles que ainda não receberam, terão direito a sacar seus valores agora pelo calendário de novembro.
Quem tem direito ao valor adicional no INSS?
Anteriormente, quando o Governo Federal antecipou o 13º salário do INSS, muitos acabaram ficando de fora, já que a liberação ocorreu entre os meses de abril e maio. Assim, aqueles que começaram a receber o benefício a partir de maio acabaram não recebendo a gratificação do final do ano.
O décimo terceiro do INSS será pago em uma única parcela e os valores serão proporcionais à quantia de meses em que o beneficiário começou a receber sua aposentadoria, pensão ou outro tipo de auxílio do Instituto.
Não tem direito ao 13º salário do INSS quem recebe BPC (Benefício de Prestação Continuada) e a RMV (Renda Mensal Vitalícia).
Calendário de pagamento do INSS de novembro
O 13º salário será pago juntamente com o calendário mensal do INSS do mês de novembro. Os pagamentos seguem a ordem do calendário, onde será liberado primeiro para quem ganha um salário mínimo e, a partir de 1º de dezembro, para aqueles que ganham acima do piso nacional.
Os depósitos são feitos de acordo com o número final do cartão do benefício. Nesta terça-feira de 29 de novembro, recebem aqueles com cartão final 4.
Quem recebe um salário mínimo vai receber a aposentadoria em:
- Benefício final 1 - 24 de novembro (quinta-feira);
- Benefício final 2 - 25 de novembro (sexta-feira);
- Benefício final 3 - 28 de novembro (segunda-feira);
- Benefício final 4 - 29 de novembro (terça-feira);
- Benefício final 5 - 30 de novembro (quarta-feira);
- Benefício final 6 - 1 de dezembro (quinta-feira);
- Benefício final 7 - 2 de dezembro (sexta-feira);
- Benefício final 8 - 5 de dezembro (segunda-feira);
- Benefício final 9 - 6 de dezembro (terça-feira);
- Benefício final 0 - 7 de dezembro (quarta-feira).
Já quem recebe acima de um salário mínimo terá depósitos em:
- Benefício final 1 e 6 - 1 de dezembro (quinta-feira);
- Benefício final 2 e 7 - 2 de dezembro (sexta-feira);
- Benefício final 3 e 8 - 5 dezembro (segunda-feira);
- Benefício final 4 e 9 - 6 de dezembro (terça-feira);
- Benefício final 5 e 0 - 7 de dezembro (quarta-feira).
Quem recebe algum tipo de auxílio do INSS pode consultar seu extrato pelo site ou aplicativo Meu INSS, ou pela Central de Atendimento no número 135.
Quem tem direito ao valor adicional no INSS?
Anteriormente, quando o Governo Federal antecipou o 13º salário do INSS, muitos acabaram ficando de fora, já que a liberação ocorreu entre os meses de abril e maio. Assim, aqueles que começaram a receber o benefício em maio acabaram não recebendo a gratificação do final do ano.
Quanto será o valor adicional do INSS?
O décimo terceiro do INSS será pago em uma única parcela e os valores serão proporcionais à quantia de meses em que o beneficiário começou a receber sua aposentadoria, pensão ou outro tipo de auxílio do Instituto.
Siga o Ache Concursos no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias sobre concursos, empregos, estágios, governo e benefícios sociais.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.