Foi publicada no Diário Oficial da União, nesta sexta-feira, 06 de setembro, a Portaria Conjunta MGI-MINC Nº 66, que autoriza o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) a realizar um novo concurso público para temporários.

O certame oferecerá 31 vagas destinadas ao desenvolvimento de atividades relacionadas ao Licenciamento Ambiental, vinculadas ao Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

As oportunidades serão distribuídas entre diferentes áreas, conforme detalhado abaixo:

  • Arqueologia: 15 vagas
  • Geoprocessamento de Dados: 5 vagas
  • Antropologia: 2 vagas
  • Arquitetura: 2 vagas
  • Educação Patrimonial: 2 vagas
  • Analista Ambiental: 5 vagas

As contratações terão duração de até quatro anos, podendo ser prorrogadas caso seja comprovada a necessidade de conclusão das atividades.

O ingresso no IPHAN será realizado por meio de processo seletivo simplificado, cujo edital deverá ser publicado dentro de seis meses, a partir da data de autorização. Sendo assim, o edital de abertura pode ser publicado até março de 2025. A seleção será amplamente divulgada, e a remuneração dos contratados será definida no edital IPHAN.

Concurso de efetivos sai quando

Além do certame para temporários, o IPHAN encaminhou um pedido ao Ministério da Cultura para um concurso público com 185 vagas para servidores efetivos. A solicitação contempla 127 vagas de nível médio para o cargo de Auxiliar Institucional I, 32 vagas para Analista I e 26 vagas para Técnico I, ambos de nível superior.

Segundo informações do IPHAN, a previsão é de que esse concurso seja realizado em 2025, com o objetivo de preencher cargos efetivos, de carreira.

Último concurso do IPHAN

O último concurso do IPHAN ocorreu em 2018, com 411 vagas ofertadas para os cargos de Analista I, Técnico I (nível superior) e Auxiliar Institucional (nível médio). As etapas incluíram provas objetivas, discursivas e avaliação de títulos.

As provas objetiva e discursiva, aplicadas para todos os cargos, contaram com 120 questões divididas entre conhecimentos básicos e específicos, além de uma redação de até 30 linhas sobre um tema atual. Para os cargos de nível superior, também houve prova de títulos, onde foram avaliados critérios como experiência profissional na área, especialização, mestrado e doutorado.

O certame teve seu prazo de validade prorrogado e segue vigente até 24 de setembro de 2024, com convocações em andamento devido a desistências.