As Olimpíadas de 2024, realizadas em Paris, França, de 26 de julho a 11 de agosto, prometem ser um evento memorável. Entre as diversas novidades, as medalhas dessa edição se destacam.

Além de ter um design inovador, elas também possuem um valor financeiro superior em comparação com edições anteriores. Isso porque elas trazem uma novidade, um elemento especial. Vamos entender melhor abaixo.

Créditos: Divulgação
Créditos: Divulgação

Medalhas de Paris 2024 são especiais

As medalhas das Olimpíadas de Paris 2024 terão um elemento inovador: fragmentos da Torre Eiffel, o principal ponto turístico da França. Elas foram criadas pela tradicional joalheria de luxo francesa Chaumet, fundada em 1780 por Marie-Étienne Nitot.

Assim, quem subir ao pódio voltará para casa com uma medalha que contém ferro original do monumento. O metal veio de partes removidas do elevador da Torre Eiffel no século 20 e foi refinado nas forjas da cidade de Pompéia, no leste da França, através de um processo chamado "puddling".

Após a remoção do excesso de carbono do ferro fundido, o ferro resultante é "quase puro e extremamente robusto", segundo o site oficial dos Jogos. Pela primeira vez, as medalhas olímpica e paralímpica serão adornada com uma peça de metal.

O ferro da Torre Eiffel foi colocado no centro das medalhas. "Decidimos adicionar este hexágono (que representa o formato da França) da mesma forma que faríamos com uma pedra preciosa: no centro e colocado como o elemento mais precioso da medalha", explica Clémentine Massonnat, responsável pelas atividades criativas na Chaumet.

Composição e valor das medalhas

A medalha de ouro das Olimpíadas 2024 é composta principalmente de prata, pesando 529 gramas, com 505 gramas de prata, revestida com 6 gramas de ouro puro, além de 18 gramas de ferro.

A medalha de prata pesa 525 gramas, sendo composta por 507 gramas de prata e 18 gramas de ferro. Já a medalha de bronze pesa 455 gramas, contendo 415,15 gramas de cobre, 21,85 gramas de zinco e 18 gramas de ferro.

Com essas características especiais, a expectativa é de que as medalhas de Paris tenham um valor de mercado superior, estimado em torno de R$ 6 mil.

Valor sentimental e histórico

Além do valor material, as medalhas olímpicas possuem um valor sentimental e histórico inestimável. Atletas frequentemente consideram as medalhas como símbolos de anos de treinamento, sacrifícios e conquistas.

Outro fator a ser considerado é que com o passar do tempo, esses itens também tendem a se valorizar. Em leilões, medalhas históricas ou pertencentes a atletas renomados já foram vendidas por centenas de milhares de dólares.

As medalhas de Paris 2024, com sua composição única e ligação direta com um dos monumentos mais icônicos do mundo, certamente terão um lugar especial na história dos Jogos Olímpicos.