Mais um grande concurso está em estudos atualmente. Trata-se de um novo edital para o Ministério do Esporte, que segue em análise pelo Ministério da Gestão e da Inovação dos Serviços Públicos, de Esther Dweck. A última seleção para efetivos do Ministério do Esporte ocorreu há 15 anos, em 2008, então o órgão é um dos que ficaram mais tempo sem novas contratações nos últimos anos.
A informação foi publicada no Diário Oficial da União do dia 12 de julho por meio de ata de reunião junto ao Conselho Nacional do Esporte (CNE) realizada anteriormente, em 25 de maio desse ano.
Nesse evento, a Ministra do Esporte e Presidenta do Conselho Nacional do Esporte (CNE), Ana Moser, deu início à 56ª Reunião Ordinária do CNE, ocorrida de forma presencial na Esplanada dos Ministérios. Participaram também outras pessoas, tais como secretários, assessores e representantes de instituições ligadas à área esportiva.
Em determinado momento, seguindo com a apresentação do mandato, a Ministra indicou o assessor Edmilson Pereira para falar sobre a estrutura do novo Ministério do Esporte, quando então o novo certame entrou em pauta. Saiba mais abaixo!
Concurso do Ministério do Esporte: pedido de edital foi feito ao MGI
O assessor de Ana Moser então falou brevemente sobre os ministérios criados no contexto do novo governo e da estrutura enxuta quanto ao quadro de funcionários, já que não foram instituídos novos cargos comissionados nessa ampliação de pastas, como medida de economicidade.
Além disso, o assessor comentou uma solicitação feita ao Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) para solicitação de autorização para novo concurso público no Ministério do Esporte.
De acordo com a ata da reunião, o concurso seria necessário para recomposição do quadro de pessoal do Ministério do Esporte, tanto no Gabinete da Ministra Ana Moser e na Secretaria-Executiva quanto nas estruturas finalísticas, que demandam muito mais equipes e suporte para funcionamento pleno.
Depois disso, a Presidenta do Conselho Nacional do Esporte (CNE) convidou a Secretária-Executiva do Ministério, Juliana Agatte, para dar esclarecimentos quanto à elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027 e a reunião seguiu - veja aqui a íntegra da ata.
Não foram informados mais detalhes sobre o pedido do Concurso feito ao MGI, como quais os cargos e a quantidade de vagas solicitadas. Atualmente, o governo está com vários órgãos na lista de espera para novos concursos a nível nacional, tais como o IBGE (cargos efetivos).
São instituições que ainda não receberam aval do governo em meio à intensa rodada de concursos federais autorizados em 2023.
Concurso do Ministério do Esporte - Resumo
- Situação: solicitado ao Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI);
- Banca: a definir;
- Vagas: a publicar;
- Cargos: a publicar;
- Lotação: Gabinete do Ministério do Esporte, Secretaria-Executiva e nas estruturas finalísticas.
Último concurso do Ministério do Esporte
O último concurso do Ministério do Esporte foi realizado em 2008, há quinze anos, pela banca Cespe/UnB (atual Cebraspe) com vagas de preenchimento imediato para 16 diferentes cargos de níveis médio e superior. Veja abaixo como aconteceu:
Nível médio
- Agente Administrativo - 22 vagas
Nível superior
- Administrador - 6 vagas
- Arquivista - 2 vagas
- Assistente Social - 2 vagas
- Bibliotecário - 1 vaga
- Contador - 4 vagas
- Economista - 2 vagas
- Engenheiro - 2 vagas
- Estatístico - 2 vagas
- Médico - Área: Clínica Médica - 2 vagas
- Psicólogo - Área: Organizacional - 1 vaga
- Psicólogo - Área: Clínica - 1 vaga
- Sociólogo - 2 vagas
- Técnico de Nível Superior - 38 vagas
- Técnico em Assuntos Educacionais - 4 vagas
- Técnico em Comunicação Social - 3 vagas
Na época, os salários variavam entre R$ 1.898,87 a R$ 2.418,87 para jornada de 40 horas semanais, mas isso foi há 15 anos. Veja aqui o edital do último concurso do Ministério do Esporte - MESP (2008)
Sobre o Ministério do Esporte
O Ministério do Esporte tem a função de coordenar a política nacional de desenvolvimento da prática esportiva. Nessa missão, o órgão desenvolve e implementa ações de inclusão social por meio do esporte, com a perspectiva de garantir à população o acesso gratuito a atividades físicas, qualidade de vida e desenvolvimento humano. Em outra frente, é dever da secretaria garantir o desenvolvimento de políticas e incentivos para o esporte de alto rendimento.
O Bolsa-Atleta, a Lei de Incentivo ao Esporte, o Programa Vem Ser!, o Forças no Esporte, a gestão do legado olímpico e o controle de dopagem estão entre os projetos e atribuições mais conhecidos da pasta.
Siga o Ache Concursos no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias sobre concursos, empregos, estágios, governo e benefícios sociais.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.