O Ministério dos Direitos Humanos (MDHC), por meio da sua Ministra de Estado dos Direitos Humanos e da Cidadania substituta, Rita Cristina de Oliveira, realizou um novo pedido à Ministra de Estado da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Ester Dweck, para a autorização de abertura de novo Concurso Público no Ministério.

No pedido realizado, o Ministério dos Direitos Humanos (MDHC) quer fazer o provimento dos cargos de Assistente Técnico-Administrativo e de Analista Técnico-Administrativo.

No pedido é requerida a autorização para 280 vagas, das quais 164 seriam para o cargo de Analista Técnico-Administrativo e 116 para o cargo de Assistente Técnico-Administrativo para a atuação no Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.

Ministério tem vagas no CNU

O Ministério dos Direitos Humanos (MDHC) foi atendido no Concurso Nacional Unificado (CNU), por meio do Edital Bloco 5. No entanto, são ofertadas apenas vagas no cargo de Analista Técnico de Políticas Sociais (ATPS), que exige nível superior dos candidatos. O atual salário do cargo é de R$ 8.011,96.

Contudo, após recente reajuste aprovado pela Câmara dos Deputados, com a reestruturação de alguns cargos, a remuneração passará a ser de R$ 9.181,42 mensais, a partir de 2026.

Apesar das provas do Concurso Nacional Unificado (CNU) estarem previstas para ocorrerem no dia 05/05/2024, em razão dos alagamentos no Estado do Rio Grande do Sul, o CNU passou a ter alterada a data das realizações de provas.