É muito normal encontrarmos às vezes, algumas moedas perdidas nos nossos bolsos, ou em gavetas da casa. Muitas vezes, acabamos até encontrando moedas mais antigas e diferentes das que estamos acostumados a ver. Pois saiba que algumas dessas moedas pode valer uma boa grana, como é o caso da moeda da onça pintada, de 50 cruzeiros, do ano de 1993.

Moeda da onça pintada é histórica e rara

A moeda da onça pintada de 1993 não é apenas rara e valiosa, trata-se de um exemplar histórico. O que torna ela incrível, é que ela foi lançada nos momentos finais da era dos cruzeiros no Brasil. Isso porque, em 1994, foi implementado o Plano Real, que mudou de maneira significativa todo o sistema monetário do nosso país.

Detalhe especial faz a moeda ser muito procurada

O que faz a moeda de 50 cruzeiros de 1993 ser tão especial, é o fato dela ter o desenho de duas onças pintadas em seu verso. O propósito desse desenho erá chamar a atenção para a ameaça de extinção do felino.

A tiragem desta moeda foi de 50 milhões de exemplares, um número bem alto em comparação a outras moedas daquela época.

Detalhes da moeda da onça pintada de 1993

A Casa da Moeda do Rio de Janeiro foi responsável por cunhar essa moeda, apresentando um diâmetro de 23mm e peso de 3.92 gramas. Fabricada em aço inoxidável e com borda lisa, seu design destaca uma imagem de uma onça pintada com seu filhote no anverso, enquanto o reverso exibe o valor nominal e a data de emissão.

Imagem: Reprodução
Imagem: Reprodução

Mas afinal, quanto vale a moeda da onça pintada de 1993?

Pois bem, nos dias de hoje, essa moeda em perfeito estado pode valer incríveis R$ 400. Um valor muito acima do que o estampado em sua frente.

Para entendermos como as moedas antigas são avaliadas, precisamos entender as classificações das mesmas. Uma moeda em "Flor de Cunho", significa que está praticamente intocada, sem qualquer sinal de desgaste ou manuseio. Todos os detalhes da cunhagem original estão presentes em um exemplar com esse estado de conservação.

Já as moedas em "Soberba", possuem 90% dos detalhes intactos, com poucos sinais de desgaste. Por fim, os exemplares no estado ‘’Muito Bem Conservada’’ (MBC), possuem até 70% da aparência original.

O que fazer caso encontre a moeda rara?

Caso possua uma dessas moedas ou suspeite ter encontrado uma, é aconselhável buscar a orientação de um especialista para avaliar sua autenticidade e condição de conservação. Esses profissionais podem oferecer insights valiosos sobre o valor da sua peça.