Após divulgar a abertura de concurso e recebimento das inscrições, o Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul (MP-RS), decidiu adiar as provas objetivas do concurso, em decorrência do coronavírus (COVID-19). As provas objetivas, primeira etapa do concurso, previstas para serem aplicadas no dia 05 de abril em Porto Alegre acabaram sendo adiadas.
Apesar do comunicado, devidamente publicado na página oficial da internet do Ministério Público do estado ainda não foram divulgadas novas datas para a realização dos exames. Desta forma, os candidatos inscritos devem acompanhar a página do concurso, até novas publicações e remarcação das provas.
A prova terá 100 questões de múltipla escolha, das quais 70 versariam sobre conhecimentos jurídicos enquanto 30 versariam sobre língua portuguesa. A seleção terá ainda provas discursivas e práticas; e a fase final (provas orais, prova de tribuna e prova de títulos).
Não há ainda previsão para a retomada do concurso, tampouco a divulgação de novas datas até então para as demais etapas. Assim, candidatos inscritos terão mais alguns meses para praparação.
Do concurso
O concurso do MP-RS oferta 11 vagas para ingresso no cargo de Promotor de Justiça. Com subsídio inicial de R$ 25.851,96, candidatos inscritos tiveram que desembolsar uma taxa de inscrição no valor de R$ 272,21 e serão avaliados pelas etapas citadas acima.
Dentro das 15 vagas, há reserva para pessoas com deficiência e negros. Assim, são:
- 11 vagas destinadas à ampla concorrência;
- 1 vaga reservada aos candidatos com deficiência;
- 3 vagas reservadas aos candidatos negros.
O concurso terá validade por 2 anos após a homologação do resultado final.
Siga o Ache Concursos no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias sobre concursos, empregos, estágios, governo e benefícios sociais.