Você já deve ter ouvido falar em alguma seleção que possui Nota de Corte como sistema de aprovação. Mesmo sabendo o que ela significa, muitas pessoas ficam em dúvida de como funciona e onde ela é aplicada.

Para melhor entender esse termo e a sua importância, reunimos aqui as principais informações para você ficar bem informado e por dentro de tudo que acontece no mundo dos concursos e seleções.

O que é a nota de corte?

A nota de corte funciona como um parâmetro que estabelece qual a nota necessária para conseguir ser aprovado em uma seleção. Para melhor entender, ela é a nota mínima necessária para conseguir a aprovação em determinado processo seletivo.

Em muitos casos, como em vestibulares, a nota de corte também serve para determinar se o candidato foi aprovado para a segunda etapa. Ela pode ser consultada, na maioria das vezes, no próprio site do órgão responsável pela aplicação das provas.

Como ela funciona e se aplica?

A nota de corte pode ser utilizada em processos seletivos, faculdades públicas, bolsas de estudos ou financiamento estudantil. As seleções mais conhecidas são o Prouni, o Fies, Sisu e os vestibulares.

Na prática, toda seleção possui determinado número de vagas, que por vezes é disputado por um número maior de candidatos. Desta forma, os candidatos são organizados de acordo com a nota mais alta para a mais baixa, considerando a nota maior como o primeiro lugar do processo seletivo.

Assim são preenchidas todas as vagas, da maior pontuação para a menor, chegando no limite das vagas, que é denominado como nota de corte, ou seja, a pontuação do último candidato aprovado.

Mas porque essa nota é tão importante? É através dela que muitos candidatos podem ingressar em determinada instituição ou programa de seleção.

É por meio da nota de corte que o aluno consegue ingressar em instituições escolares, como por exemplo via Sisu. Neste caso, a nota de corte não é definida previamente e sim de acordo com a concorrência. Desta forma, o aluno pode conferir a nota mínima para passar em determinada seleção ou se é melhor tentar outro curso menos concorrido e com uma nota de corte que se enquadre na sua pontuação.

É a chance de muitos candidatos trocarem a escolha do seu curso, porque assim conseguem perceber as probabilidades de conseguir ou não determinada vaga.