A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), disponível em formato físico e digital, promete trazer mais segurança e padronização aos documentos de identificação dos brasileiros. Com um número único baseado no CPF, a CIN unifica os dados de identificação em todo o país, eliminando informações divergentes e diminuindo o risco de fraudes. Vale ressaltar que a 1ª via é de graça.

A CIN é o novo modelo de identidade no Brasil, substituindo os antigos formatos de RG. O documento reúne informações pessoais de forma segura e utiliza tecnologia de ponta, como QR Code e a inclusão da Machine Readable Zone (MRZ), que permite sua utilização como documento de viagem em acordos internacionais. Além disso, a CIN também pode ser acessada de forma digital pelo aplicativo GOV.BR.

Créditos: Divulgação/Governo Federal
Créditos: Divulgação/Governo Federal

Onde solicitar a nova Carteira de Identidade?

Atualmente, a emissão da CIN está disponível em 25 estados e no Distrito Federal. Para solicitar, é necessário comparecer aos Institutos de Identificação dos estados participantes. A emissão está liberada desde agosto de 2022.

Mais de 11,5 milhões de pessoas já emitiram o novo RG, no entanto, a emissão do documento permanece indisponível para os moradores de Roraima, conforme informações do Ministério da Gestão e da Inovação (MGI) em Serviços Públicos. Todos os outros estados brasileiros já estão emitindo a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) desde 11 de janeiro de 2024, segundo o Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados).

Após a emissão da versão física, os cidadãos podem baixar a versão digital da CIN por meio do aplicativo GOV.BR. O processo é simples, bastando realizar o login no aplicativo e seguir as instruções. O app também permite o reconhecimento facial, facilitando o acesso, inclusive para pessoas com deficiência.

Validade e renovação

A CIN tem validade conforme a faixa etária, conforme estabelecido pelo Decreto nº 10.977/2022:

  • De 0 a 12 anos incompletos: 5 anos.
  • De 12 a 60 anos incompletos: 10 anos.
  • Acima de 60 anos: validade indeterminada.

O documento atual de identidade será aceito até 23 de fevereiro de 2032. Após essa data, a CIN será o único documento de identidade válido no Brasil.

Vantagens da CIN

Além de aumentar a segurança pública e reduzir fraudes, a CIN oferece acesso a mais de 4.200 serviços digitais disponíveis no GOV.BR. Para pessoas com deficiência, a nova carteira também facilita o acesso a benefícios, como o Auxílio-Inclusão e o Programa Segundo Tempo Paradesporto.