O mês de novembro já começou e reserva boas datas comemorativas para quem gosta de um bom feriado e um descanso da rotina de trabalho. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou no fim de 2023, o projeto de lei que torna agora o dia 20 de novembro um feriado nacional em homenagem ao Dia Nacional do Zumbi e da Consciência Negra.

A data, que até então era feriado em apenas seis estados — Mato Grosso, Rio de Janeiro, Alagoas, Amazonas, Amapá e São Paulo — será celebrada em todo o Brasil, marcando uma importante reflexão sobre a herança e resistência da cultura afro-brasileira - Veja a lei 14.759 que cria o Feriado do 20 de Novembro. Esse será o terceiro feriado de Novembro, que teve no dia 02/11 a data de Finados caindo num sábado este ano.

O que é o feriado de 20 de novembro?

O Dia da Consciência Negra, celebrado agora nacionalmente em 20 de novembro, homenageia Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares e símbolo de resistência contra a escravidão.

O feriado busca conscientizar a população sobre a importância da luta histórica da comunidade negra no Brasil, além de celebrar a rica contribuição da cultura afro-brasileira para a identidade nacional. Zumbi dos Palmares foi morto em 1695 e sua trajetória representa a luta pela liberdade e justiça social no país.

Quais os feriados nacionais em novembro

Com o novo feriado, novembro tem agora três datas comemorativas a nível nacional. Confira o calendário de paradas do mês:

  • 2 de novembro (sábado) - Finados
  • 15 de novembro (sexta-feira) - Proclamação da República
  • 20 de novembro (quarta-feira) - Dia da Consciência Negra

O Dia da Consciência Negra também mobiliza eventos, palestras e manifestações organizadas pelo Movimento Negro em diversas regiões do país. Essas ações visam reconhecer e valorizar a contribuição dos negros na formação do país e os desafios atuais da comunidade afro-brasileira.

Após novembro, no entanto, teremos somente mais um feriado nacional neste ano, o Natal de 25 de dezembro que cairá numa quarta-feira em 2024, assim como o 1º de janeiro de 2025, também na quarta.