Recentemente o Nubank anunciou uma reestruturação em seus Brasilian Depositary Receipts (BDRs) negociados na bolsa de Valores do Brasil, a B3, e ligados às ações do banco digital na Nyse, a Bolsa de Nova York.

O que está acontecendo é o seguinte: a categoria dos papéis na B3 está mudando, deixando de ser BDRs Nível III e se tornando BDRs Nível I Não Patrocinados. Por isso quem investiu em BDRs ou aceitou aqueles pedacinhos que foram oferecidos pelo Nubank, na época da abertura de capital (IPO), no fim de 2021, agora terá que tomar uma decisão.

São três opções que estão sendo oferecidas e o período que os investidores têm para fazer uma escolha já começou no dia 13 de julho e segue até o dia 11 de agosto. Abaixo. Entenda essa mudança e veja quais são essas opções.

Créditos: M3Mídia

O que está acontecendo com os NUBR33?

Quando a ação de uma empresa está em uma Bolsa de Valores estrangeira, existe a possibilidade de negociar frações desta ação (BDRs) na B3, a Bolsa brasileira. E há diferentes categorias de BDR. No caso do Nubank, até então ele vinha listado como um BDR Nível III, mas ele passará a ser Nível I Não Patrocinado.

Entenda o que é cada um desses níveis:

  • BDR Nível III: é emitido por empresas estrangeiras que possuem registro de companhia aberta no Brasil - ou seja, quando a empresa está registrada na Comissão de Valores Mobiliários (CVM);
  • BDR Nível I: é emitido por empresas estrangeiras sem que seja necessário esse registro. Em outras palavras, a empresa está listada em uma Bolsa estrangeira, mas seus papéis podem ser negociados por aqui também.

Segundo o Nubank, o nível de listagem BDR Nível I Não Patrocinados é a mesma categoria de BDRs de grandes empresas de tecnologia globais já negociados na Bolsa brasileira. Na prática, isso significa que outra instituição financeira será depositária dos recibos (e não a própria empresa listada).

O Banco Bradesco S.A. é a maior instituição depositária do Brasil, segundo a Anbima, e será o banco depositário do programa Nível I Não Patrocinado do Nu.

Por isso, quem tem BDRs do Nubank terá que se desfazer deles escolhendo entre três opções. Saiba mais sobre cada uma delas abaixo.

Quais as opções os investidores têm?

As três opções disponíveis são: trocar seus BDRs por ações na Bolsa americana; converter seus BDRs Nível III por BDRs Nível I Não Patrocinados; ou receber o valor equivalente por seus BDRs.

Isso vale tanto para quem investiu em BDRs do Nubank quanto para quem aceitou seu pedacinho pelo programa NuSócios. Entenda cada uma das opções.

1. Fazer a troca equivalente de BDRs por ações

Neste caso, o investidor se mantém como acionista do Nubank e receberá ações ordinárias classe A negociadas na Bolsa de Nova York (NYSE) em troca de seus BDRs Nível III. Essa troca será feita na proporção que cada investidor já tinha (lembrando que cada BDR Nível III equivale a um sexto de uma ação negociada na NYSE).

Para ser elegível a essa opção, é preciso ter ao menos seis BDRs e uma conta ativa em uma corretora nos Estados Unidos.

2. Fazer a conversão para BDRs Nível I Não Patrocinados

Os investidores que quiserem permanecer donos de BDRs do Nu poderão fazer a troca de seus recibos Nível III para os de Nível I Não Patrocinado. A proporção será de 1 para 1, ou seja, nada se altera na quantidade ou valor dos BDRs.

3. Receber o valor de seus BDRs

Quem não desejar manter seus BDRs ou trocá-los por ações nos Estados Unidos receberá o valor equivalente por eles, já retirados os tributos devidos.

O procedimento é o seguinte: será realizada a venda, na Bolsa americana, das ações que servem de lastro para os BDRs Nível III. Os valores em dólares dessas vendas serão convertidos em reais de acordo com a taxa de câmbio atualizada, e o valor proporcional será depositado. No caso do pedacinho do programa NuSócios, esse valor será depoisitado na conta do Nubank. No caso dos BDRs comprados, será na conta de investimentos.

As pessoas que não se manifestarem até o fim do período de escolha serão encaixadas automaticamente na opção 3 - ou seja, quem não optar por nenhum dos caminhos receberá o valor equivalente de seus BDRs.

Passo a passo para escolher

Até o fim do período de definição, no dia 11 de agosto, será possível decidir entre as três opções do que fazer com seu BDR. Isso pode ser feito diretamente pelo aplicativo do Nubank ou da NuInvest, dependendo de onde cada pessoa adquiriu seus BDRs. Veja o passo a passo.

Pelo aplicativo Nubank

Se você tiver o Pedacinho do programa NuSócios:

  • Abra seu app do Nubank e selecione no menu a opção com o cifrão ($);
  • Clique no cifrão ($) e em "Investimentos";
  • Clique em "Pedacinho do Nubank";
  • Clique em "Entenda as mudanças do NUBR33", depois em "Mais informações" e depois em "Responder agora";
  • Se quiser manter os BDRs do Nu, clique em "Sim, estou de acordo", e seu BDR será mantido em carteira. Se não quiser continuar com ele, é só clicar em "Não estou de acordo" para que ele seja vendido, e o valor correspondente seja creditado em conta.

Se você tiver comprado BDRs do Nubank:

  • Abra seu app do Nubank e selecione no menu a opção com o cifrão ($);
  • Clique no cifrão ($) e em "Investimentos";
  • Em "Minha carteira", clique em "Bolsa de Valores";
  • Em "Meus ativos", clique em NUBR33;
  • Selecione "Entenda as mudanças do NUBR33", depois em "Mais informações" e depois em "Responder agora";
  • Se quiser manter os BDRs do Nu, clique em "Sim, estou de acordo", e seu BDR será mantido em carteira. Se não quiser continuar com ele, é só clicar em "Não estou de acordo" para que ele seja vendido, e o valor correspondente seja creditado em conta.

Pelo aplicativo NuInvest

  • Abra seu app da NuInvest e clique em "Mais", depois em "Ajuda" e depois em "Chat".;
  • No chat, digite "BDR NUBR33 | Pedacinho" e depois selecione "Reestruturação BDR Nubank".
  • No atendimento, basta tomar a sua decisão entre as opções disponíveis.
  • Caso prefira escolher sua opção por telefone, ligue para (11) 3841-4515 e selecione a opção 8.