Foi publicada no Diário Oficial do Estado da Bahia, nesta quinta-feira, 05, a portaria que institui um Grupo de Trabalho com a finalidade de organizar e aprimorar os próximos editais de concurso público da Polícia Civil da Bahia (PC BA).

O grupo será responsável por ajustes, inclusões e exclusões de itens nos editais referentes aos cargos de Delegado, Investigador e Escrivão.

Confira o documento:

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Concurso PC BA: Banca é definida

A comissão será formada por membros qualificados, entre delegados e professores, sendo eles:

  • DPC José Fernando Oliveira dos Santos;
  • DPC Marcelo Costa Sansão;
  • DPC Daniella Andrade Monteiro de Queiroz;
  • DPC Cristiano Bonati do Carmo da Silva;
  • Professora Lucy Góes da Purificação;
  • Professora Moema Silveira Costa;
  • Professora Priscila Gomes Martins Neri.

O grupo terá como propósito analisar e promover melhorias nos próximos editais, com foco em:

  • Garantir legalidade e transparência nos processos seletivos;
  • Ajustar critérios e itens dos editais para melhor adequação às necessidades do órgão;
  • Minimizar riscos de ações judiciais relacionadas aos certames.

O Grupo de Trabalho tem o prazo de 60 dias para apresentar seus resultados ao gabinete da Delegada-Geral.

Banca definida

O novo certame já possui uma banca organizadora definida desde o dia 21 de janeiro de 2023, quando definiu-se o Instituto Ibade como o responsável pela seleção.

Embora o Instituto Ibade tenha sido definido previamente como banca organizadora, a manutenção do contrato será confirmada após a publicação da portaria autorizativa para o próximo certame.

Até o presente momento, não foram divulgadas informações sobre os cargos disponíveis e a quantidade de vagas que integrarão o edital.

Último Concurso PC BA

Em 2022, a Polícia Civil do Estado da Bahia realizou seu mais recente concurso público, com o objetivo de preencher 1.000 vagas em cargos de nível superior. As oportunidades foram distribuídas da seguinte forma:

  • Delegado de Polícia Civil: 150 vagas;
  • Escrivão de Polícia Civil: 150 vagas;
  • Investigador de Polícia Civil: 700 vagas.

O Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) foi responsável pela organização do processo seletivo, que incluiu diversas etapas rigorosas para avaliar os candidatos.

Os candidatos passaram pelas seguintes fases:

  • Provas Objetivas: 100 questões de múltipla escolha, eliminatórias e classificatórias, divididas entre conhecimentos gerais e específicos;
  • Prova Discursiva: Eliminatória e classificatória;
  • Prova de Títulos: Classificatória;
  • Teste de Aptidão Física;
  • Exames Médicos;
  • Avaliação Psicológica;
  • Investigação Social;
  • Curso de Formação de Policiais Civis.

A avaliação objetiva abrangeu os seguintes conteúdos:

Conhecimentos Gerais (para todos os cargos):

  • Língua Portuguesa;
  • Raciocínio Lógico;
  • Atualidades;
  • Informática;
  • Promoção da Igualdade Racial e de Gênero;
  • Medicina Legal;
  • Legislação Geral.

Conhecimentos Específicos (por cargo):

  • Delegado:
    • Direito Administrativo, Direito Civil, Direito Constitucional, Direito Penal, Direito Processual Penal, Legislação Penal Especial, Direitos Humanos e Criminologia.
  • Investigador:
    • Noções de Contabilidade, Noções de Direito Administrativo, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Penal, Noções de Direito Processual Penal e Legislação Extravagante.
  • Escrivão:
    • Noções de Direito Administrativo, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Penal, Noções de Direito Processual Penal, Legislação Extravagante, Noções de Estatística e Noções de Arquivologia.
Total de Vagas

1.000

Início inscrições

09/05/2022

Fim Inscrições

07/06/2022

Salários até

R$ 13.032,44