A partir de 28 de fevereiro, o Pix contará com uma nova funcionalidade que permitirá realizar pagamentos por aproximação ou biometria sem a necessidade de abrir o aplicativo bancário. Esse avanço promete agilizar as transações e impulsionar o uso do Pix tanto no varejo físico quanto no comércio digital, ampliando a concorrência com cartões e dinheiro em espécie.

Com essa inovação, o Pix poderá ser integrado a carteiras digitais nos celulares, possibilitando que os usuários efetuem pagamentos apenas encostando o aparelho nas maquininhas, de forma similar aos cartões de débito e crédito. Já nas compras online, o pagamento será concluído com um único clique, eliminando a necessidade de escanear QR Codes ou utilizar o Pix Copia e Cola antes de acessar o app do banco. Todo o procedimento será feito diretamente no site do estabelecimento.

Testes desde novembro

Desde novembro, essa funcionalidade tem sido testada por um grupo seleto de usuários, incluindo grandes bancos, instituições de pagamento e algumas maquininhas. Além disso, a fase experimental envolve iniciadores de transação de pagamento (ITPs), empresas que fazem a intermediação entre lojistas e bancos, como carteiras digitais.

Com a liberação oficial em 28 de fevereiro, os bancos terão de autorizar transações iniciadas por um ITP. No entanto, a adesão ao Pix por aproximação em aplicativos bancários e carteiras digitais será facultativa, assim como a aceitação desse formato pelas maquininhas. Ainda assim, a expectativa é que a novidade ganhe rápida adesão devido à concorrência no setor.

O Banco Central orienta os usuários a consultarem suas instituições financeiras para verificar a disponibilidade da funcionalidade.

Parceria com o Google

No caso dos dispositivos Android, o novo recurso poderá ser utilizado por meio do Google Pay, a carteira digital. O Google Pay, que atua como ITP, já vinha testando essa funcionalidade desde novembro com parceiros como C6, PicPay e Itaú (incluindo a maquininha Rede).

Além disso, 11 adquirentes já firmaram parceria com o Google e devem estar aptos a aceitar pagamentos por aproximação via Pix no lançamento: Cielo, Getnet, PagBank, Stone, SumUp, Fiserv, Safra Pay, Sicredi, Azulzinha, Mercado Pago e Bin.

Apple não habilitada

Por outro lado, a Apple ainda não se registrou como iniciadora de pagamentos nem solicitou licença ao Banco Central. Até recentemente, a empresa restringia o uso de carteiras digitais concorrentes no iPhone, mas, após um processo na União Europeia, passou a permitir aplicativos de pagamento rivais ao Apple Pay. No entanto, até o momento, nenhuma opção está disponível para os usuários de iOS. Questionada sobre o assunto, a Apple não se manifestou.

Autorização para uso

Para utilizar a nova funcionalidade, os consumidores precisarão cadastrar previamente suas chaves Pix na carteira digital ou nos sites e aplicativos das lojas e prestadores de serviço. A autorização será feita diretamente na plataforma de e-commerce ou na carteira digital.

Cada transação exigirá autenticação via biometria, reconhecimento facial, senha ou outro método de segurança, garantindo proteção adicional ao usuário.