Concurso de Betim-MG para Guarda Municipal terá 60 vagas

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A Prefeitura mineira de Betim-MG lançou no Diário Oficial da União de 12 de agosto a licitação que escolherá a banca para o novo concurso na carreira de Guarda Municipal. A organizadora será conhecida no dia 30 de setembro, com credenciamento de empresas aceito até às 10:00h do mesmo dia - Veja o documento publicado no DOU.

Com escolha da banca realizada no fim de setembro, a previsão é de que o edital seja lançado no decorrer do mês de outubro.

Além deste concurso, a Prefeitura de Betim-MG já lançou outro edital para ingresso no quadro geral. São 392 vagas abertas de até R$ 4.952,00. As inscrições no concurso vão de 14 de outubro a 13 de novembro.

Do concurso

O novo concurso da Guarda de Betim-MG terá 60 vagas e exigência de nível superior completo em qualquer área. O salário não foi informado no projeto básico da seleção, mas parte de R$ 1.376,92 segundo o portal da transparência.

Já o formato do concurso está definido e compreenderá:

  • 1ª Etapa - Provas objetivas: com 40 questões de múltipla escolha com 04 opções cada;
  • 2ª Etapa - Provas discursivas: uma dissertação;
  • 3ª Etapa - Avaliação de títulos;
  • 4ª Etapa - Prova prática de capacitação física;
  • 5ª Etapa - Avaliação psicológica com análise de perfil para o cargo;
  • 6ª Etapa - Investigação social;
  • 7ª Etapa - Exame médico ocupacional;
  • 8ª Etapa - Curso de formação.

Para a etapa do teste de capacitação física passarão apenas os 600 melhores classificados e esta será composta por:

  • Prova de resistência aeróbica (corrida de 2.400 metros)
  • Força muscular dos membros superiores (flexão de braços)
  • Força muscular do abdômen;
  • Teste de agilidade (shuttle run)

Os índices de cada teste ainda não foram informados e serão definidos no edital de abertura.

Guarda Municipal de Betim

A Guarda Betim foi instituída através da Lei 3.449 de 2 de abril de 2001 e tem as seguintes finalidades:

  • Proteger os bens, serviços e instalações municipais;
  • Atuar em conjunto com a Superintendência de Defesa Civil;
  • Interagir com os agentes de proteção ao meio ambiente;
  • Apoiar os agentes municipais no exercício do poder de polícia administrativa;
  • Garantir o funcionamento dos serviços de responsabilidade do município;
  • Acionar os órgãos de segurança pública;
  • Celebrar os convênios com a União, Estado, Municípios, Autarquias, fundações, empresas públicas e entidades;
  • Exercer atividades afins;

Anterior:

O último concurso para o cargo foi realizado em 2011 e disponibilizou 101 vagas mais cadastro reserva. O nível de escolaridade exigido é ter ensino médio completo. Já a prova objetiva avaliou os seguintes conteúdos:

  • Língua Portuguesa
  • Raciocínio Lógico
  • Noções em Informática
  • Conhecimentos em Legislação

A seleção também contou com etapas de Prova objetiva de múltipla escolha, de caráter eliminatório e classificatório; Prova de títulos, de caráter classificatório; Prova de avaliação física, de caráter eliminatório; Prova de avaliação psicológico, de caráter eliminatório; Investigação social, de caráter eliminatório e Exames médicos, de caráter eliminatório.

Há ainda outros requisitos exigidos para candidatura, como idade, naturalidade e altura mínima, que serão divulgadas posteriormente no edital de edital do concurso.