A Prefeitura Municipal de Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul, acaba de anunciar a realização de um novo Concurso Público para o cargo de Guarda Municipal em 2024. O certame será organizado pela Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências (Fundatec), que será responsável por todo o processo, desde as inscrições até a aplicação das provas.

O novo edital previsto terá 32 vagas imediatas e cadastro reserva, com oportunidades também para negros e pessoas com deficiência.

De acordo com o contrato firmado com a Fundatec via Dispensa de Licitação, a vigência do documento é de 24 meses e valor estimado em R$ 226.147,67 para fazer a seleção. Todas as informações do concurso serão divulgadas também no Diário Oficial de Porto Alegre (DOPA).

O concurso será composto por etapas eliminatórias e classificatórias, todas detalhadas no edital. O contrato tem duração de 24 meses, com possibilidade de prorrogação por igual período, de acordo com a validade do certame.

Cargos e Vagas

O concurso oferecerá 32 vagas para o cargo de Guarda Municipal, distribuídas da seguinte forma:

  • 6 vagas reservadas para pessoas negras (PN)
  • 3 vagas reservadas para pessoas com deficiência (PCD)

Os requisitos mínimos para concorrer, incluem:

  • Ensino Médio completo;
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH) categoria "B";
  • Idade máxima de 25 anos até a data de abertura das inscrições, conforme Lei Municipal nº 12.933/21

Provas e Etapas

A prova objetiva será a única fase para todos os candidatos, composta por 60 questões de múltipla escolha, com cinco alternativas cada. As disciplinas cobradas incluem Língua Portuguesa, Legislação e Conhecimentos Específicos. A pontuação total será de 100 pontos, com nota mínima de 50 pontos para aprovação.

  • Língua Portuguesa: 10 questões - peso 1,0
  • Legislação: 10 questões - peso 1,0
  • Conhecimentos Específicos: 40 questões - peso 2,0

Além disso, os 500 melhores colocados na prova objetiva passarão por um Teste de Aptidão Física (TAF), que será de caráter eliminatório, exigindo desempenho mínimo em flexões de braço, abdominais e corrida de 12 minutos.

Os candidatos que forem aprovados no TAF serão submetidos a uma avaliação psicológica, necessária para a habilitação ao porte de arma. Essa etapa, também de caráter eliminatório, será realizada conforme normas do Conselho Federal de Psicologia e da Polícia Federal.

Cronograma

O cronograma do concurso prevê as seguintes etapas:

  • Planejamento: até 30 dias após a assinatura do contrato
  • Execução: até 300 dias após a publicação do edital
  • Validade: até 24 meses após a homologação do concurso, prorrogável por igual período

Preparação para a Banca

A banca organizadora, Fundatec, é conhecida por realizar concursos nas esferas estadual e municipal. A instituição costuma aplicar questões de múltipla escolha, com ênfase em disciplinas como Informática, que frequentemente traz exemplos práticos e imagens de tela para análise.

Mais informações sobre o edital, datas de inscrição e detalhes sobre o processo seletivo serão divulgados em breve no Diário Oficial de Porto Alegre e no site da Fundatec.