As avaliações para os concursos públicos estão cada vez mais difíceis, sendo mais delineadas, mesmo quando envolvem cargos de nível médio. As provas discursivas frequentemente causam apreensão e inquietação entre muitos candidatos. Afinal, a habilidade de compor um texto é substancialmente diferente da tarefa de selecionar a alternativa correta em questões de múltipla escolha. Em situações desfavoráveis, é possível dar um "chute" na resposta, uma opção que não está disponível ao se enfrentar uma redação.
Embora pareça óbvio, é fundamental frisar que cultivar o hábito da leitura é um fator crucial para uma escrita eficaz e precisa. Entretanto, muitos candidatos não conseguem inserir essa prática em sua rotina diária e, ainda assim, necessitam de um método ágil para alcançar um desempenho satisfatório no exame.
Possuir familiaridade com a ortografia das palavras e compreender as regras elementares de pontuação constitui um pré-requisito indispensável para ter sucesso nessa tarefa. Entretanto, esses aspectos não necessariamente são suficientes para garantir êxito.
Escolha e foco do assunto
Elaborar uma redação equivale a criar uma obra: primeiro, seleciona-se o tema, a ideia central. Posteriormente, é fundamental estabelecer um "foco" específico para esse tema, isto é, delinear com maior precisão qual faceta do assunto será explorada. Com frequência, o tema é apresentado na instrução da prova, incumbindo ao candidato a tarefa de definir o enfoque.
O essencial é evitar armadilhas e optar por uma abordagem na qual o candidato se sinta confortável em escrever. Se viável, explore o aspecto do tema sobre o qual possui maior conhecimento ou ideias mais substanciais. Vale ressaltar que as redações em concursos não requerem uma prosa literária. É mais prudente redigir de maneira clara e concisa do que utilizar construções complexas ou ideias extravagantes, as quais podem levar o próprio candidato a se perder no processo.
Além disso, é aconselhável evitar empregar palavras com as quais não esteja familiarizado, a fim de evitar equívocos na grafia ou no sentido, o que poderia comprometer o conteúdo. Em vez disso, sempre é possível transmitir a mesma ideia utilizando diferentes termos.
Desta forma, uma dissertação essencial compreende em introdução, desenvolvimento e conclusão. Vamos ver como funciona:
- Introdução
Uma abordagem direta para iniciar é por meio de uma declaração que expressa uma afirmação ou negação: um tópico frasal. Logo no parágrafo inicial, é viável explorar três argumentos a respeito do tema, os quais serão posteriormente detalhados nos parágrafos subsequentes.
- Desenvolvimento
Destinar um parágrafo a cada argumento assegura que nenhum deles seja negligenciado e proporciona uma estruturação coerente ao texto.
- Conclusão
Nesse ponto, é relevante retomar o tópico central e introduzir uma nova ideia, a qual pode consistir em uma solução ou posicionamento, por exemplo.
Considerações a serem levadas em uma redação
O texto necessita de uma concatenação lógica de ideias, não deve ser uma sequência de frases desconexas. Em outras palavras, os parágrafos e as frases precisam estar interligados, formando um conjunto coeso. Isso é conhecido como coesão textual. Assim, para iniciar os parágrafos de desenvolvimento, é possível empregar expressões como: Um dos motivos... Ou Outro aspecto relevante... Ou (quando se deseja apresentar uma ideia oposta) Por outro lado...
A coesão textual é alcançada através do uso de conectores que unem as partes do texto. No entanto, é fundamental manter a coerência entre o que se deseja comunicar e a escolha adequada dos conectores (ou expressões). Sem esse cuidado, o texto perde sua coesão.
A coerência também é crucial em relação ao conjunto do texto. Caso a introdução apresente argumentos negativos, o desenvolvimento e a conclusão devem estar alinhados nessa mesma perspectiva.
Além disso, toda redação ou questão discursiva possui um número preestabelecido de linhas. É imprescindível observar esses limites (mínimo e máximo de linhas) para evitar desclassificações ou perda de pontos desnecessários.
Também é fundamental evitar ultrapassar as margens definidas no papel, já que isso pode ser considerado uma marcação indevida, resultando na perda de pontos ou até mesmo na desqualificação do candidato.
Abordagem estratégica para a Redação
Inicie por compreender o tema proposto, às vezes acompanhado por um texto introdutório. A partir disso, comece a esboçar sua redação. Registre brevemente as ideias que surgirem, sem entrar em muitos detalhes críticos. Posteriormente, realize uma avaliação e selecione aquilo que se adequa a cada etapa do texto. Cautela é importante para não se desviar do tema. Elimine o que não for relevante e comece a desenvolver o rascunho das partes selecionadas.
A escrita é um processo criativo e não prospera sob pressão. Portanto, enquanto as ideias fluírem, mantenha o foco no trabalho, progredindo de uma etapa para a seguinte. Caso tudo esteja transcorrendo bem, siga adiante até a conclusão, incluindo passar o texto a limpo, com uma caligrafia clara.
Caso perceba que está bloqueado e não consegue produzir, retorne à parte objetiva da prova para não desperdiçar tempo. Após, retome a redação, lembrando que as questões objetivas já estão em andamento. Essa abordagem tranquila ajuda a mente a relaxar e recuperar a capacidade de criação. Contudo, é importante ficar atento ao tempo, de modo a reservar tempo suficiente para finalizar qualquer questão pendente e preencher o cartão-resposta.
Vale lembrar que esta orientação tem como intuito oferecer uma diretriz geral para aqueles que estão enfrentando dificuldades nas provas discursivas, mas não substitui a importância de um bom curso de redação ministrado por um professor especializado ou a busca por livros e vídeos que possam auxiliar neste momento de estudo.
Como fazer uma boa redação?
Primeiro, seleciona-se o tema, a ideia central. Posteriormente, é fundamental estabelecer um "foco" específico para esse tema, isto é, delinear com maior precisão qual faceta do assunto será explorada. Com frequência, o tema é apresentado na instrução da prova, incumbindo ao candidato a tarefa de definir o enfoque.
O que não fazer em uma redação?
É aconselhável evitar empregar palavras com as quais não esteja familiarizado, a fim de evitar equívocos na grafia ou no sentido, o que poderia comprometer o conteúdo. Em vez disso, sempre é possível transmitir a mesma ideia utilizando diferentes termos.
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