As provas do concurso público dos Correios, realizadas no último domingo (15), movimentaram a internet. Além da relevância da seleção, que atraiu mais de 1 milhão de candidatos presentes em diversas cidades do Brasil, alguns momentos durante o exame geraram uma enxurrada de memes e comentários bem-humorados nas redes sociais.

O concurso registrou a presença de 1.000.692 candidatos dos 1,67 milhão de inscritos, representando um percentual de comparecimento de 59,85%. As provas ocorreram em 3.166 locais distribuídos por 387 cidades do país, com início às 13h e término às 17h.

A estatal confirmou que o gabarito preliminar já está disponível no site da banca organizadora, IBFC, e o prazo para recursos segue aberto entre os dias 16 e 17 de dezembro.

Provas geram memes

Apesar do nervosismo típico de uma prova de concurso, internautas encontraram espaço para a criatividade e compartilharam memes sobre as questões aplicadas. Comentários sobre as perguntas e as situações inusitadas enfrentadas durante o exame rapidamente viralizaram. Confira as principais reações publicadas na rede social X:

Detalhes do concurso Correios 2024

O concurso ofereceu 3.099 vagas de nível médio para o cargo de Agente dos Correios - Carteiro e 412 vagas de nível superior para Analista em diversas áreas.

Salários e benefícios

  • Agente dos Correios (Carteiro): R$ 2.429,26;
  • Analista dos Correios: R$ 6.872,48.

Os aprovados também terão direito a benefícios como plano de saúde, auxílio-alimentação e vale-transporte.

Critérios de aprovação

Para ser aprovado, os candidatos precisaram atingir um mínimo de pontos nas disciplinas específicas. Por exemplo, para o cargo de Carteiro, era necessário obter:

  • 12 pontos em Língua Portuguesa;
  • 6 pontos em Matemática;
  • 2 pontos em Noções de Informática;
  • 2 pontos em Conhecimentos Gerais;
  • 2 pontos em Código de Conduta Ética;
  • Total de 30 pontos na prova objetiva.

Já para Analista, era necessário atingir pelo menos 40% em cada disciplina e 50% no total da prova.

A validade do concurso é de um ano, podendo ser prorrogada por mais um. A classificação dos aprovados será por macrorregião, conforme indicado no momento da inscrição.