Os Correios divulgaram na última segunda-feira (9) os locais de prova do grande concurso público aberto esse ano que vai preencher 3.511 vagas em todo o Brasil, sendo 3.099 destinadas ao cargo de carteiro e 412 para analista em diversas áreas.
Os candidatos inscritos já podem acessar o site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), organizador do certame, e consultar as informações sobre a realização das provas na aba "Cartão de Convocação e Local de Provas", utilizando o número do CPF.
Com mais de 1,7 milhão de inscritos, este é um dos concursos mais concorridos de 2024 e o maior da história dos Correios até aqui.
Horário das provas
As provas estão marcadas para o próximo domingo, 15 de dezembro, em 306 cidades distribuídas por todas as regiões do país e ocorrerão no turno da tarde. Veja os horários:
- Abertura dos portões: 12h
- Fechamento dos portões: 12h45
- Início das provas: 13h
- Término: 17h
Os candidatos devem comparecer aos locais com antecedência, munidos de documento oficial de identidade com foto e caneta esferográfica de tinta azul ou preta. É recomendado levar o cartão de inscrição para facilitar o acesso a sala de prova, mas ele não é obrigatório.
Como serão as provas
Agente de Correios (Carteiro - Nível Médio): Prova objetiva com 50 questões de múltipla escolha. Veja as disciplinas e pontuação:
- Língua Portuguesa: 15 questões (2 pontos cada)
- Matemática: 10 questões (1,5 ponto cada)
- Noções de Informática: 10 questões (0,5 ponto cada)
- Conhecimentos Gerais: 10 questões (0,5 ponto cada)
- Código de Conduta Ética e Integridade: 5 questões (1 ponto cada)
Os critérios de aprovação: Mínimo de 12 pontos em Língua Portuguesa; Mínimo de 6 pontos em Matemática; Mínimo de 2 pontos em cada uma das outras disciplinas e pelo menos 30 pontos no total da prova.
Analista de Correios (Nível Superior): Prova objetiva com 50 questões e uma redação dissertativa. Das disciplinas e pontuação:
- Língua Portuguesa: 10 questões (1 ponto cada)
- Matemática: 5 questões (0,5 ponto cada)
- Noções de Informática: 10 questões (0,5 ponto cada)
- Código de Conduta Ética e Integridade: 5 questões (0,5 ponto cada)
- Conhecimentos Específicos: 20 questões (2 pontos cada)
Critérios de aprovação: Mínimo de 4 pontos em Língua Portuguesa; Mínimo de 1 ponto em Matemática; Mínimo de 2 pontos em Noções de Informática; mínimo de 16 pontos em Conhecimentos Específicos e pelo menos 30 pontos no total da prova.
Para cargos de Analista há ainda prova discursiva: Redação de 20 a 30 linhas avaliada em critérios como conteúdo, coesão, coerência e norma padrão, com nota mínima de 6 para aprovação.
Resultados e gabaritos
Os gabaritos preliminares serão disponibilizados no site do IBFC após a aplicação das provas, juntamente com os cadernos de questões. O prazo para interposição de recursos será de dois dias úteis, iniciando às 10h do primeiro dia e encerrando às 17h do último dia, contados a partir do primeiro dia útil seguinte à data de publicação oficial do ato que motiva o recurso.
É responsabilidade exclusiva do candidato acompanhar as publicações das decisões passíveis de recurso no site oficial, disponível em www.ibfc.org.br, sob pena de perda do direito ao prazo recursal.
Os candidatos aprovados no concurso dos Correios precisam alcançar a pontuação mínima exigida na Prova Objetiva, sendo classificados em ordem decrescente por localidade (Macrorregião). Em caso de empate, os critérios de desempate incluem, sucessivamente:
- Idade igual ou superior a 60 anos.
- Maior pontuação em Língua Portuguesa, Matemática, Informática e Conhecimentos Gerais.
- Maior idade.
- Experiência como jurado.
Se o empate persistir, será realizado sorteio público.
Publicação dos Resultados: O resultado será divulgado em três listas (ampla concorrência, pessoas com deficiência, e negros/indígenas) no Diário Oficial da União e nos sites do IBFC e Correios.
Convocação e Contratação: A convocação obedecerá critérios de alternância e proporcionalidade, respeitando o número de vagas para ampla concorrência e cotas. Os candidatos devem acompanhar as convocações pelo site oficial dos Correios.
Documentação Necessária: No ato da contratação, os aprovados devem apresentar, entre outros documentos:
- Carteira de Trabalho, CPF, e identidade oficial.
- Comprovante de escolaridade e certidões de nascimento ou casamento.
- Comprovantes eleitorais e militares (quando aplicável).
- Fotos 3x4, conta bancária em instituição conveniada, e documentos relacionados a dependentes.
Exames Admissionais: Os candidatos passarão por exames médicos eliminatórios, incluindo avaliações clínicas e complementares. Informações omitidas ou falsas acarretam a eliminação do concurso ou anulação da contratação.
Desclassificação: Será desclassificado quem:
- Não atender à convocação para sua localidade.
- Não comparecer às etapas de seleção ou assinatura do contrato.
- Não comprovar requisitos exigidos.
- Declarar informações falsas.
Como consultar o local de prova do concurso dos Correios?
Os candidatos inscritos devem acessar o site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), organizador do certame, e consultar as informações na aba "Cartão de Convocação e Local de Provas", utilizando o número do CPF. Com mais de 1,7 milhão de inscritos, este é o maior concurso da história dos Correios.
Siga o Ache Concursos no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias sobre concursos, empregos, estágios, governo e benefícios sociais.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.