No dia 28 de junho, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), começou a divulgar os dados do Censo Demográfico 2022 trazendo informações sobre a população brasileira a partir da pesquisa que foi realizada entre os meses de agosto de 2022 e maio de 2023.
E apesar desses primeiros dados já trazerem informações muito importantes, como números de habitantes e de domicílios do país, esses dados correspondem a uma parcela muito pequena do que ainda tem por ser divulgado.
Acontece que nesse ano, em função de uma série de atrasos e dificuldades enfrentadas para fazer a coleta dos dados, o IBGE decidiu fazer a divulgação em etapas. A primeira delas foi no dia 28 e a previsão do IBGE é de que até o fim do ano 90% das informações já tenham sido trazidas a público.
O Censo Demográfico costuma ser realizado no Brasil a cada 10 anos, no entanto, em 2020, em função da pandemia, não foi possível realizar o levantamento. Ele iniciou então em 2022. Mas a falta de verba para contratar e pagar os recenseadores fez com que o prazo da pesquisa que estava previsto para terminar em outubro se extendesse até maio de 2023.
Quais dados já foram divulgados?
Os dados que já saíram correspondem às informações de População e Domicílios - primeiros resultados. Graças a eles, sabemos agora que o Brasil conta com 203.062.512 habitantes e que cresceu 6,5% desde 2010. Um crescimento menor do que o esperado.
Sabemos também a população de cada cidade, incluindo capitais, quais são as mais populosas, quais as que perderam mais habitantes e quais ganharam e que essas pessoas estão distribuídam em um total de 90,7 milhões de domicílios, 37% a mais do que em 2010, mostrando que as famílias estão menores e ocupando mais residências.
Quais dados ainda serão divulgados?
Com base no levantamento feito pelo Censo 2022, o IBGE ainda vai divulgar vários relatórios gerais e específicos. Eles vão acontecer de forma gradual, porém, porque são muitos dados que precisam passar por um time de especialistas em estatística e informações populacionais.
Entre os relatórios que foram divulgados em outros anos e que podem ser esperados para 2023 e 2024 estão:
- Aglomerados subnormais - informações territoriais
- Aglomerados subnormais - informações populacionais
- Características gerais dos indígenas
- Características urbnanísticas do entorno dos domicílios
- Indicadores Sociais Municipais
- Estatísticas de gênero
- Educação e deslocamentos
- Trabalho e rendimentos
- Família e domicílio
- Nupcialidade, fecundidade e migração
- Características gerais da população, religião e pessoas com deficiência
- Resultados sobre Trabalho Infantil
Vale destacar que os relatórios divulgados a cada Censo variam um pouco. É normal que a cada pesquisa realizada novos levantamentos sejam feitos e por isso, novas informações divulgadas.
Em 2022/2023, por exemplo, pela primeira vez o censo chegou a territórios indígenas onde nunca tinha chegado antes, como os Yanomamis.
Quando acontacerão as próximas divulgações?
Ainda não há uma data prevista segundo o calendário do IBGE. As divulgações deverão acontecer aos poucos, ao longo dos próximos meses.
No entanto o IBGE deverá avisar alguns dias de cada publicação, quando ela deve acontecer, como já aconteceu com o primeiro relatório divulgado.
Ainda em julho, porém, mais informações devem ser trazidas à público.
Siga o Ache Concursos no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias sobre concursos, empregos, estágios, governo e benefícios sociais.