Nesta sexta-feira (30), cerca de 5,3 milhões de contribuintes que enviaram a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física em 2024 recebem o quarto dos cinco lotes de restituição do ano. Este lote também inclui restituições residuais de anos anteriores, contemplando aproximadamente 47 mil contribuintes no Rio Grande do Sul.

A Receita Federal está liberando um total de R$ 6,87 bilhões para 5.347.441 contribuintes. O pagamento será realizado ao longo do dia, diretamente na conta bancária ou na chave Pix do tipo CPF informada na declaração.

Ao contrário dos lotes anteriores, a maior parte dos recursos será destinada a contribuintes sem prioridade específica no reembolso. Foram contemplados 4.904.908 contribuintes que não se enquadram nos critérios de prioridade, como a informação de chave Pix, uso de declaração pré-preenchida, enquadramento em categorias de prioridades legais, ou residência no Rio Grande do Sul.

Em maio deste ano, em razão das enchentes que atingiram o sul do país, os contribuintes gaúchos foram incluídos na lista de prioridades de restituição.

Entre os contribuintes prioritários, 261.019 informaram a chave Pix do tipo CPF na declaração do Imposto de Renda ou utilizaram a declaração pré-preenchida, o que garante prioridade no recebimento desde o ano passado.

Além disso, 84.659 contribuintes têm entre 60 e 79 anos, 47.238 são residentes no Rio Grande do Sul, 27.372 são profissionais do magistério, 15.077 são idosos acima de 80 anos, e 7.168 possuem alguma deficiência física ou mental ou doença grave.

Como consultar a restituição?

Para verificar se está incluído neste lote, o contribuinte pode consultar a página da Receita Federal na internet. No portal, basta clicar em "Meu Imposto de Renda" e, em seguida, no botão "Consultar a Restituição". A consulta também pode ser feita através do aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones.

Se o contribuinte não estiver na lista, é possível acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) para obter o extrato da declaração. Caso haja alguma pendência, uma declaração retificadora pode ser enviada, aguardando a liberação nos próximos lotes.

Resgate da restituição

Caso a restituição não seja depositada na conta informada, como em situações de conta desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. O cidadão pode agendar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome por meio do Portal BB ou entrando em contato com a Central de Relacionamento do banco.

Após um ano, se a restituição não for resgatada, o contribuinte deverá requerer o valor no Portal e-CAC, acessando o menu "Declarações e Demonstrativos", clicando em "Meu Imposto de Renda" e selecionando "Solicitar restituição não resgatada".