Nesta sexta-feira, 23 de junho, a partir das 10 horas, estará disponível a consulta ao 2º lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) referente ao ano 2023, calendário 2022. Além das restituições regulares, esse lote também contemplará restituições residuais de exercícios anteriores.

Os pagamentos deste segundo lote serão creditados no dia 30 de junho, quando será realizado o depósito bancário para um total de 5.138.476 contribuintes, no valor total de R$ 7,5 bilhões.

Esses recursos serão destinados mais uma vez a grupos prioritários residuais, como idosos e professores, mas também para aqueles que optaram pela declaração pré-preenchida e escolheram receber a restituição via PIX. Fazem parte do grupo de recebedores do 2º lote:

  • 130.088 idosos com mais de 80 anos;
  • 978.397 contribuintes entre 60 e 79 anos;
  • 70.589 pessoas com alguma deficiência física ou mental ou doença grave;
  • 468.889 profissionais do magistério;
  • 3.490.513 contribuintes que não possuem prioridade legal, mas receberam prioridade por terem utilizado a Declaração Pré-preenchida ou optado pelo recebimento via PIX.

Como consultar a restituição do IR 2023?

A Receita Federal criou um site específico para consultar a Restituição, apenas por meio do CPF e data de nascimento. O endereço de consulta é o https://www.restituicao.receita.fazenda.gov.br. O portal pode apresentar lentidão devido ao alto número de requisições.

Outra forma de consultar a restituição, é acessando a página da Receita Federal na internet (www.gov.br/receitafederal), e seguir os seguintes passos:

  • clicar em "Meu Imposto de Renda"
  • depois em "Consultar a Restituição de imposto de renda (DIRPF)"
  • e Ir em "Iniciar".
  • Na página, estarão disponíveis instruções detalhadas, juntamente com os canais de suporte, oferecendo aos contribuintes a opção de realizar consultas simplificadas ou consultas abrangentes sobre o status da declaração por meio do extrato de processamento, que estará acessível no sistema e-CAC por meio de um login GOV.

Além disso, a Receita Federal disponibiliza um aplicativo para tablets e smartphones (disponível para Android e iOS), que permite ao contribuinte consultar diretamente as informações sobre a liberação das restituições do IRPF, assim como a situação cadastral de um CPF.

Pagamento restituição IR através do Pix

O reembolso será efetuado diretamente na conta bancária indicada na Declaração de Imposto de Renda, podendo ser feito tanto por transferência direta quanto por meio da utilização da chave PIX.

Caso ocorra algum impedimento para o crédito (por exemplo, se a conta informada estiver desativada), os valores ficarão disponíveis para resgate por até 1 ano no Banco do Brasil. Em caso de impedimento, o contribuinte terá a opção de reagendar o crédito no site do Banco do Brasil: https://www.bb.com.br/irpf.

O valor da restituição pode ser pedido dentro do prazo de 1 ano, após isso, será necessário requerê-lo pelo Portal e-CAC, no site da Receita Federal. Ali, é necessário ir no menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicar em "Solicitar restituição não resgatada na rede bancária".