Atenção, candidatos do concurso para Professor do Estado de SP! A Fundação Vunesp publicou nesta quarta-feira, 25 de outubro, o edital de divulgação das notas de todas as etapas e a classificação prévia do concurso nº 1/2023. O edital lançado em maio oferece 15.000 vagas para Professor no quadro do Magistério da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.

A Comissão Especial de Concurso Público comunicou por meio do Diário Oficial de SP de hoje (25) que estarão disponíveis aos inscritos a nota da prova objetiva, nota da prova discursiva, nota da prova prática vídeoaula, nota da prova de títulos e a classificação prévia do concurso SEE-SP.

O resultado do concurso da SEE-SP ficou disponível na manhã desta quarta-feira, 25 de outubro.

Resultado Concurso Professor SP

Os candidatos poderão consultar o resultado do concurso público para Professor de SP a partir de 25 de outubro pelos seguintes canais:

O prazo para interposição de recurso contra o resultado das provas, bem como contra o resultado da classificação prévia, será de 3 dias úteis, contados da data da publicação do edital, compreendendo o período de 25 e 27 de outubro de 2023.

Após análise e publicação dos Despachos dos recursos interpostos e a definição da situação dos candidatos com deficiência, será publicada, no Diário Oficial do Estado, a Classificação Final (Lista Geral e Lista Especial) dos candidatos aprovados no concurso.

Concurso SEE-SP abriu 15 mil vagas

As oportunidades abertas são para as seguintes disciplinas:

  • Biologia;
  • Ciências;
  • Educação Artística;
  • Educação Física;
  • Filosofia;
  • Física;
  • Geografia;
  • História;
  • Língua Estrangeira Inglês;
  • Língua Portuguesa;
  • Matemática;
  • Química;
  • Sociologia e
  • Educação Especial.

A remuneração para os aprovados e convocados varia conforme a jornada de trabalho, de R$ 3.125,00 para uma jornada completa de 25h semanais e de R$ 5.000,00 para desempenhar uma jornada ampliada de 40h semanais.

Etapas do concurso Professor SP

A seleção dos candidatos compreenderá as seguintes etapas de seleção:

  • Provas objetivas;
  • Provas discursivas;
  • Prova Prática - Videoaula; e
  • Prova de títulos, de caráter classificatório.

As Provas Objetivas e Discursivas foram aplicadas no dia 06 de agosto de 2023, em dois turnos diferentes:

  • Manhã: artes, biologia, história, educação física, português, matemática e filosofia.
  • Tarde: ciências, física, geografia, inglês, química, sociologia e educação especial.

A Prova Objetiva será formada por 30 questões de múltipla escolha, considerando 10 questões de Conhecimentos Gerais/didáticos-Pedagógicos e 20 questões de Conhecimentos Específicos.

O gabarito da prova foi publicado a partir das 10h do dia 10 de agosto de 2023, na Imprensa Oficial do Estado e no site da Fundação Vunesp.

A Prova Discursiva será realizada simultaneamente à prova objetiva e será composta por duas questões relacionadas à temas do Currículo Paulista e metodologia e estrutura de ensino.

Prova Prática - Videoaula

A Prova Prática foi constituída pela simulação de uma aula gravada em vídeo, com duração de 5 a 7 minutos. O tema será conforme os termos do Currículo Paulista e deverá ser desenvolvido a partir dos Temas Contemporâneos Transversais (TCTs) e das habilidades obrigatórias relacionadas à prática docente.

A videoaula será avaliada considerando:

  • Apresentação dos conteúdos, retomada e finalização da aula: verificar-se-á se a apresentação das ideias segue uma sequência lógica, linear com início, meio e fim, contemplando: introdução/contextualização/objetivo de aula; aprofundamento; conclusão, de maneira clara e concisa;
  • Encaminhamentos metodológicos e recursos didáticos/digitais: verificar-se-á se são utilizadas metodologias que instigam a participação do estudante, aplicando atividades e recursos didáticos/digitais condizentes (Ex. gráficos, esquemas, slides, vídeos etc.) que contribuem para as aprendizagens propostas e que retenham a atenção do aluno;
  • linguagem, tom de voz e expressões faciais/corporais: verificar-se-á a linguagem (clareza, coerência e variação), tom de voz (entusiasmo, ritmo e modulação), postura e gestos adequados, alternando-os de acordo com os momentos da aula e promovendo, por meio de questionamentos, uma interação entre os estudantes e o conhecimento (conteúdo). Verificar-se-á, ainda, se faz uso de linguagem adequada, clara e de fácil compreensão para a etapa de ensino e a faixa etária dos estudantes.
  • Gestão do tempo: verificar-se-á se faz boa gestão do tempo da aula, cumprindo o planejado, contemplando boa explicação dos conteúdos e equilibrando entre as fases da aula: introdução/contextualização; aprofundamento; conclusão.

Prova de Títulos

A Prova de Títulos, de caráter exclusivamente classificatório, compreenderá o envio de documentos no período que compreende as inscrições, no formato digital, por upload de arquivos contendo cópias digitalizadas dos comprovantes dos títulos. Serão considerados títulos:

  • Formação acadêmica: pós-graduação stricto sensu (doutorado e mestrado) e pós-graduação lato sensu em nível de especialização ou de aperfeiçoamento na área da especialidade a que concorre ou na área da Educação, de cursos devidamente reconhecidos pelo MEC;
  • Experiência profissional: tempo de experiência profissional no magistério oficial do Ensino Fundamental ciclo II, Médio e Técnico de nível médio em unidades escolares das redes Federal, estaduais, municipais e particulares, no período de 01/02/2018 a 31/01/2023.

A avaliação dos títulos compreenderá os seguintes pontos:

Alínea Título Valor Unitário Valor Máximo
A Doutorado - Diploma devidamente registrado em órgão ou instituição competente ou declaração de conclusão de curso, acompanhados do Histórico Escolar. 5 pontos 10 pontos
B Mestrado - Diploma devidamente registrado em órgão ou instituição competente ou declaração de conclusão de curso, acompanhados do Histórico Escolar 3 pontos
C Pós-Graduação lato sensu em nível de especialização - Certificado devidamente registrado ou declaração de conclusão de curso relacionado à área de formação, com carga horária mínima de 360 horas, acompanhado de Histórico Escolar 1,25 pontos
D Pós-Graduação lato sensu em nível de aperfeiçoamento - Certificado devidamente registrado ou declaração de conclusão de curso relacionado à área de formação, com carga horária mínima de 180 horas, acompanhado de Histórico Escolar. 0,75 pontos
E Tempo de Experiência - Somente no magistério oficial do Ensino fundamental ciclo II, Médio e Técnico de nível médio em unidades escolares das redes Federal, estaduais, municipais e particulares (exceto cursos livres), no período de 01/02/2018 a 31/01/2023 2 pontos por ano 10 pontos
Total Máximo 20 pontos

O concurso possui validade de dois anos, com possibilidade de vir a ser prorrogado por mais dois anos, caso a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo considere necessário.