O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram nesta segunda-feira de 13 de janeiro os resultados do ENEM 2024. Foram 4.325.960 de estudantes inscritos na seleção com uma abstenção média de 30% nos exames.

O governo faz às 10h (horário de Brasília), uma coletiva de imprensa sobre os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As notas podem ser usadas para ingresso na educação superior via Sisu, Prouni e Fies.

A consulta do resultado do ENEM e as notas dos candidatos poderá ser feita na página do participante.

Questão anulada

O tema da redação neste ano foi "Desafios para a valorização da herança africana no Brasil". Além da redação, foram 180 questões aplicadas em dois finais de semana.

Apenas uma questão foi anulada na prova de ciências da natureza. Com isso, ela não será considerada para o cálculo da proficiência dos participantes. O número dessa questão em cada um dos cadernos é:

  • Verde: questão 124
  • Cinza: questão 100
  • Azul: questão 129
  • Amarelo: questão 102

Todos os gabaritos e as provas aplicadas podem ser conferidos no site do INEP.

O site do O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) irão disponibilizar as notas oficiais a partir das 10h (horário de Brasília).

SISU abre dia 17

As notas obtidas no Enem podem ser a porta de entrada para a educação superior através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As inscrições para o Sisu terão início no dia 17 de janeiro e serão feitas exclusivamente online, no site oficial do Sisu, com término previsto para as 23h59 do dia 21 de janeiro.

Cada candidato pode inscrever-se em até duas opções de curso. O resultado da chamada regular será anunciado no dia 26 de janeiro.

Fies e Prouni

A pontuação do Enem também serve para acessar o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que planeja oferecer 112 mil novas vagas em 2025, distribuídas em 67 mil no primeiro semestre e 45 mil no segundo.

Os participantes que realizaram o Enem também têm a chance de participar do Programa Universidade para Todos (Prouni). Este programa oferece bolsas de estudo integrais ou parciais (50%) em instituições privadas. Para se candidatar ao Prouni, o estudante deve atingir uma média mínima de 450 pontos nas cinco provas do exame e não pode ter zerado a redação.

Fique atento às datas e requisitos para não perder as oportunidades.