O resultado final do Concurso Público Nacional Unificado (CNU), ou o "Enem dos Concursos", será divulgado nesta quinta-feira, dia 21 de novembro, pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).
O resultado homologado sairá no Diário Oficial da União (DOU) e estará acessível no endereço eletrônico oficial do Concurso Público Nacional Unificado: https://www.gov.br/gestao/pt-br/concursonacional/.
A classificação final estará disponível também na "Área do Candidato" do site da Cesgranrio, banca do concurso, além do site oficial do CPNU, onde os aprovados poderão consultar suas colocações para verificar se ficaram dentro da margem de corte para as vagas oferecidas.
Após a divulgação, os candidatos aprovados deverão participar de cursos de formação, que começarão em dezembro de 2024. A posse nos cargos ocorrerá em janeiro de 2025, conforme o cronograma do concurso.
O prazo de validade do CNU será de 12 meses a partir da publicação do Edital de homologação dos resultados finais, com possibilidade de prorrogação por mais 12 meses, a critério do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.
CNU - 6.640 Vagas
O CNU oferece 6.640 vagas distribuídas por 21 órgãos da administração pública federal, com oportunidades em diversas áreas e para cargos de níveis médio e superior.
As provas do concurso foram realizadas no dia 18 de agosto de 2024, após um adiamento causado pela situação de calamidade pública no Rio Grande do Sul, decorrente de fortes chuvas no estado. Para os candidatos que não foram diretamente convocados, há um banco de reservas com mais de 13,2 mil pessoas.
Com um total de 970.037 candidatos presentes nas provas, o concurso foi realizado em 228 cidades, com um total de 2,1 milhões de inscritos, disputando 6.640 vagas em 21 órgãos da Administração Pública Federal. As remunerações variam de R$ 4.008,24 para o cargo de Técnico do IBGE até R$ 22.921,71 para Auditor Fiscal do Trabalho (AFT) do MTE.
Como foram as provas
As provas foram aplicadas no dia 18 de agosto de 2024, nos seguintes turnos:
- Turno da Manhã: A abertura dos portões ocorreu às 7h30 (horário de Brasília), e o fechamento às 8h30. As provas tiveram início às 9h e duração de 2h30.
Candidatos de nível superior (blocos 1 a 7) responderam a 20 questões objetivas e uma questão dissertativa, enquanto candidatos de nível médio (bloco 8) responderam a 20 questões objetivas e farão uma redação.
- Turno da Tarde: A abertura dos portões foi realizada às 13h (horário de Brasília), com o fechamento às 14h. As provas começaram às 14h30 e tiveram duração de 3h30.
Candidatos de nível superior responderão a 50 questões objetivas sobre conhecimentos específicos, enquanto candidatos de nível médio responderão a 40 questões objetivas adicionais.
Distribuição das vagas:
- Bloco 1 - Administração e Finanças Públicas: 744 vagas;
- Bloco 2 - Setores Econômicos, Infraestrutura e Regulação: 580 vagas;
- Bloco 3 - Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Agrário: 538 vagas;
- Bloco 4 - Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação: 971 vagas;
- Bloco 5 - Políticas Sociais, Justiça e Saúde: 1.008 vagas;
- Bloco 6 - Trabalho e Previdência: 370 vagas;
- Bloco 7 - Dados, Tecnologia e Informação: 1.737 vagas;
- Bloco 8 - Nível Intermediário: 692 vagas.
Critérios de Aprovação
- Nível Superior: O candidato será eliminado caso obtenha menos de 40% de aproveitamento nas provas objetivas de Conhecimentos Gerais (P1) e Conhecimentos Específicos (P2), ou caso tire nota zero na Prova Discursiva.
- Nível Médio: O candidato será eliminado caso obtenha menos de 30% de aproveitamento nas Provas Objetivas, ou caso tire nota zero na Redação.
Veja sua nota e classificação no CNU pelo site da Cesgranrio.
Siga o Ache Concursos no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias sobre concursos, empregos, estágios, governo e benefícios sociais.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.