O processo seletivo que abriu 1.119 vagas na carreira de Profissional de nível técnico Júnior na Petrobras teve o resultado final divulgado. O edital lançado em fevereiro deste ano visa preencher 373 vagas efetivas e 746 vagas em cadastro de reserva em diversas especialidades.

Com provas objetivas aplicadas em 30 de abril, a única etapa de avaliação da seleção teve resultado final divulgado no dia 24 de maio. Depois, foi aberto prazo para recursos e convocação para a fase de avaliação multiprofissional e para o procedimento de heteroidentificação.

De acordo com o cronograma original, o edital de resultado provisório do desempate de notas com prazo para interposição de recursos contra o resultado estava previsto para ser publicado na primeira semana de julho.

Resultado do concurso Petrobras sai no DOU

Já o edital de resultado final do desempate de notas e de resultado final do processo seletivo estava marcado para sair no dia 10 de julho. Os candidatos tiveram que esperar um pouco mais, até esta quinta-feira de 13 de julho, quando o resultado final do processo seletivo foi publicado no Diário Oficial da União.

O edital nº 9 publicado no DOU traz a lista de aprovados do concurso para Técnico Júnior da Petrobras.

Com o atraso na publicação do edital de resultado provisório da avaliação da equipe multiprofissional, previsto para o dia 14 mas publicado em 20 de junho, é possível que o cronograma tenha atrasado também o resultado final do concurso.

A última comunicação do Cebraspe a respeito do resultado havia sido na publicação do resultado final da avaliação e da heteroidentificação, quando a banca definiu que "o resultado final do processo seletivo será publicado no Diário Oficial da União e divulgado na página do concurso Petrobras - http://www.cebraspe.org.br/concursos/petrobras_23_nm - em data oportuna.

Notas finais e desempate

O resultado final das provas objetivas ficou disponível para consulta no Diário Oficial da União, e na internet, pelo endereço eletrônico https://www.cebraspe.org.br/concursos/petrobras_23_nm no dia 24 de maio.

Considerando o resultado das notas da prova objetiva, os candidatos serão listados em ordem de classificação por ênfase, de acordo com os valores decrescentes das notas finais no processo seletivo público, em três listas:

  • lista de ampla concorrência, contendo a classificação de todos os candidatos, inclusive dos candidatos às vagas reservadas às pessoas com deficiência e dos candidatos às vagas reservadas aos negros;
  • lista específica contendo a classificação dos candidatos às vagas reservadas às pessoas com deficiência;
  • lista específica contendo a classificações dos candidatos às vagas reservadas aos negros.

O edital de resultado final no processo seletivo contemplará a relação dos candidatos aprovados, ordenados por classificação, dentro dos quantitativos previstos para o cadastro de reserva.

Caso não haja candidato com deficiência ou candidato negro aprovado até a classificação estipulada no edital, serão contemplados candidatos da listagem getal em número correspondente, observada a ordem de classificação por ênfase.

Em caso de empate na nota final do processo seletivo, a preferência será concedida ao candidato que, na seguinte ordem:

  1. tiver idade igual ou superior a 60 anos, até o último dia de inscrição neste processo seletivo público;
  2. obtiver maior número de acertos na prova objetiva de conhecimentos específicos P2;
  3. obtiver maior nota no bloco 1 da prova objetiva de conhecimentos específicos P2;
  4. obtiver maior nota no bloco 2 da prova objetiva de conhecimentos específicos P2;
  5. obtiver maior número de acertos na prova objetiva de conhecimentos básicos P1;
  6. tiver a maior idade;
  7. tiver exercido a função de jurado.

Vagas do concurso Petrobras

Do total de 1.119 vagas, 373 vagas são destinadas a preenchimento imediato e outras 746 vagas para formação de cadastro de reserva no cargo de Profissional de nível técnico júnior, nas seguintes especialidades:

  • Enfermagem do Trabalho (5);
  • Inspeção de Equipamentos e Instalações (11);
  • Logística de Transportes - Controle (6);
  • Manutenção - Elétrica (87);
  • Manutenção - Instrumentação (117);
  • Manutenção - Mecânica (66);
  • Operação (114);
  • Operação de Lastro (34);
  • Projetos, Construção e Montagem - Elétrica (4);
  • Projetos, Construção e Montagem - Mecânica (5);
  • Segurança do Trabalho (36);
  • Suprimento de Bens e Serviços - Administração (6).

A remuneração prevista para o cargo é de R$ 3.294,36 com garantia de remuneração mínima de R$ 5.563,90 para os técnicos. Além do salário base, os funcionários recebem benefícios de acordo com a época de admissão.

Vale lembrar que a contratação será de caráter experimental nos primeiros 90 dias, ao término dos quais, se o desempenho do profissional for satisfatório, o contrato converter-se-á, automaticamente, em prazo indeterminado.

O certame possui validade de um ano, a contar da data de publicação do edital de homologação dos resultados finais, podendo vir a ser prorrogado, uma única vez, por igual período, a critério da Petrobras.