Sai nesta quarta-feira, dia 11 de setembro, o resultado preliminar das provas objetivas do concurso do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), que busca preencher 264 vagas em cargos de nível superior.

Além do resultado das provas, a empresa organizadora do certame, IDECAN, divulga o gabarito definitivo das provas.

As inscrições do certame ocorreram entre os dias 24 de junho e 30 de julho. As provas foram aplicadas no dia 11 de agosto em Brasília-DF e nas 26 capitais. Foram registrados 401 inscritos com necessidades especiais, 168 pessoas com deficiência, e 1.892 candidatos que se autodeclararam negros.

Os inscritos concorrem a remunerações de até R$ 6.130,00. Veja as especialidades concorridas:

  • Em Brasília-DF, há vagas para as seguintes áreas: Direito (16), Economia (8), Ciências Contábeis (2), Tecnologia da Informação (17), Jornalismo/Comunicação (7), Marketing (1), Design Gráfico (2), Engenharia de Pesca (20), Oceanografia/Oceanologia (20), Biologia (6), Engenharia de Aquicultura (9), Medicina Veterinária (7), Engenharia de Zootecnia (6), Estatística (2), Matemática (2), Administração (12), Gestão Pública (8), Recursos Humanos (7), Serviço Social (2), Sociologia (4), Engenharia Civil (3), Arquitetura (1), e Nível Superior de Qualquer Área de Formação (30).
  • Para as Superintendências Federais, as vagas são distribuídas da seguinte forma: Engenharia de Pesca e Oceanografia/Oceanologia (1 em cada uma das seguintes localidades: Brasília/DF, Rio Branco/AC, Maceió/AL, Macapá/AP, Manaus/AM, Salvador/BA, Fortaleza/CE, Vitória/ES, Goiânia/GO, São Luís/MA, Cuiabá/MT, Campo Grande/MS, Belo Horizonte/MG, Belém/PA, João Pessoa/PB, Curitiba/PR, Recife/PE, Teresina/PI, Rio de Janeiro/RJ, Natal/RN, Porto Alegre/RS, Porto Velho/RO, Florianópolis/SC, São Paulo/SP, Aracaju/SE e Palmas/TO).
  • Há vagas para Profissional de Nível Superior de Qualquer Área de Formação nas seguintes cidades: Maceió/AL (2), Macapá/AP (1), Manaus/AM (3), Salvador/BA (3), Fortaleza/CE (2), Vitória/ES (2), Goiânia/GO (1), São Luís/MA (4), Cuiabá/MT (1), Campo Grande/MS (1), Belo Horizonte/MG (2), Belém/PA (4), João Pessoa/PB (2), Curitiba/PR (2), Recife/PE (1), Teresina/PI (1), Rio de Janeiro/RJ (2), Natal/RN (2), Porto Alegre/RS (2), Florianópolis/SC (3), São Paulo/SP (2), Aracaju/SE (1) e Palmas/TO (1).

Resultado concurso MPA

O edital de resultado preliminar das provas objetivas e do gabarito definitivo será publicado na internet, no dia 11 de agosto de 2024, no endereço eletrônico https://idecan.selecao.net.br/informacoes/54/.

Entre os dias 12 e 13 de setembro, o candidato que considerar necessário poderá interpor recursos contra o resultado preliminar da prova objetiva. O resultado definitivo será publicado no dia 1° de outubro de 2024.

Será reprovado nas provas objetivas e eliminado do concurso público o candidato que não atingir, no mínimo, 50% do total de pontos possíveis. Além disso, o candidato não poderá obter nota igual a 0,00 em nenhuma das disciplinas.

Prova de títulos

A prova de títulos, de caráter classificatório, será aplicada para cargos de Engenheiro de Pesca, Oceanografia/Oceanologia, Biologia, Engenheiro de Aquicultura, Medicina Veterinária e Zootecnia.

Os candidatos poderão encaminhar os documentos entre os dias 02 e 04 de outubro de 2024. Serão considerados:

AVALIAÇÃO DE TÍTULOS VALOR UNITÁRIO VALOR MÁXIMO
DOUTORADO - Diploma, expedido ou revalidado por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC, de curso de pós-graduação em nível de doutorado (título de doutor), na área específica da área de
atuação pretendida. Também será aceito certificado/declaração de conclusão de curso de Doutorado, desde que acompanhado de histórico escolar.
7,0 7,0
MESTRADO - Diploma, expedido ou revalidado por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC, de curso de pós-graduação em nível de mestrado (título de mestre) na área específica da área de atuação pretendida. Também será aceito certificado/declaração de conclusão de curso de Mestrado, desde que acompanhado de histórico escolar. 5,0 5,0
ESPECIALIZAÇÃO - Certificado de curso de pósgraduação em nível de especialização, com carga horária mínima de 360 h/a na área específica da área de atuação pretendida. Também será aceita a declaração de conclusão de pós-graduação em nível de especialização, desde que acompanhada de
histórico escolar.
3,0 3,0

Desempate

Em caso de empate na nota final da seleção, terá preferência, na seguinte ordem, o candidato que:

  • tiver idade igual ou superior a 60 anos, até o último dia de inscrição neste processo seletivo, conforme artigo 27, parágrafo único, do Estatuto da Pessoa Idosa;
  • obtiver maior pontuação nas questões da área de Conhecimentos Específicos;
  • obtiver maior pontuação nas questões da disciplina de Língua Portuguesa;
  • obtiver maior pontuação nas questões da disciplina de Ética e Noções de Administração Pública;
  • obtiver maior pontuação nas questões da disciplina de Noções de Informática;
  • obtiver maior pontuação nas questões da disciplina de Raciocínio Lógico;
  • tiver maior idade;
  • tiver exercido a função de jurado (conforme art. 440 do Código de Processo Penal, alterado pela Lei nº 11.689/2008).

O prazo de validade do processo seletivo será de dois anos, podendo ser prorrogado ainda por igual período.

Total de Vagas

264

Início inscrições

24/06/2024

Fim Inscrições

30/07/2024

Salários até

R$ 6.130,00