Os candidatos que não foram selecionados na chamada regular do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do segundo semestre de 2023 têm a oportunidade de participar da lista de espera, manifestando interesse até terça-feira, 4 de julho. O prazo para a inscrição teve início na última terça-feira, 27 de junho, e deve ser realizado através do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
A partir do dia 10 de julho, as instituições convocarão os candidatos que manifestaram interesse em participar da lista de espera. Portanto, é importante que o estudante interessado busque informações junto à instituição na qual está inscrito.
Segundo o Ministério da Educação (MEC), as convocações para a matrícula são gerenciadas e realizadas individualmente por cada instituição de acordo com seu planejamento. Todas as informações referentes a esse processo devem estar disponíveis no edital da instituição de ensino superior e no seu site.
Inscrições para matrícula nas instituições
O prazo para matrícula nas instituições de ensino para os estudantes selecionados encerra também no dia 4 de julho. A abertura do prazo ocorreu na quinta-feira, 29 de junho. Os candidatos devem consultar os editais de cada instituição para obter informações sobre os dias, horários e locais de atendimento.
No portal do programa, foram divulgados os resultados da chamada única do Sisu pelo Ministério da Educação (MEC) em 27 de junho. Nesta segunda edição de 2023, houve um total de 305.797 inscritos.
Cronograma Sisu 2023
No Diário Oficial do dia 7 de junho, o Ministério da Educação (MEC) divulgou os editais com os cronogramas dos principais processos seletivos para ingresso no ensino superior. A seguir, apresentamos o calendário atualizado do Sisu 2023/2:
- Inscrições: 19 a 22 de junho
- Resultado: 27 de junho
- Matrículas: 29 de junho a 4 de julho
- Lista de espera: 27 de junho a 4 de julho
- Divulgação da lista de espera: 7 de julho
- Convocação por meio da lista de espera: a partir de 10 de julho
Na primeira edição do Sisu 2023, foram disponibilizadas 226.349 vagas para 128 instituições de ensino, abrangendo 63 universidades federais. Um total de mais de 1 milhão de estudantes se inscreveram para concorrer às vagas.
A inscrição no processo seletivo do Sisu é gratuita e deve ser realizada online, dentro do prazo estabelecido pelo MEC. Para participar, o candidato precisa ter realizado o Enem mais recente (2022), exceto se for treineiro, e não ter zerado a prova de redação. Cada edição do processo seletivo permite aos candidatos escolherem até duas opções de curso dentre as diversas alternativas disponíveis.
Até quando é possível se inscrever na lista de espera do Sisu 2023?
Os candidatos que não foram selecionados na chamada regular do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do segundo semestre de 2023 têm a oportunidade de participar da lista de espera, manifestando interesse até terça-feira, 4 de julho.
Quando começam as convocações para os aprovados na lista de espera do Sisu 2023?
A partir do dia 10 de julho, as instituições convocarão os candidatos que manifestaram interesse em participar da lista de espera. Portanto, é importante que o estudante interessado busque informações junto à instituição na qual está inscrito.
Siga o Ache Concursos no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias sobre concursos, empregos, estágios, governo e benefícios sociais.