Se você tentou acessar algum site do Governo Federal na tarde desta quarta-feira, 21 de fevereiro, provavelmente se deparou com a mensagem em seu navegador de "Não é possível acessar esse site". Diversas pessoas estão reclamando da dificuldades de acessar serviços do Governo Federal, em um episódio de instabilidade que se iniciou ontem, 20 de fevereiro, e persiste até a tarde de hoje.

Os problemas nas páginas começaram por volta das 14h desta quarta (21) e até agora ainda não foram resolvidos. Os diversos sites governamentais permanecem fora do ar.

O site Downdetector, especializado em reportar problemas em websites e aplicativos, mostra uma série de reclamações relacionadas a plataformas do Gov, como Receita Federal, e-CAC, Sefaz, Dataprev e o e-Social.

Créditos: Divulgação/Gov.br
Site Gov fora do ar nesta quarta-feira, 22 - Créditos: Divulgação/Gov.br

Relatos no Downdetector

De acordo com os dados levantados, o site da Receita Federal lidera as estatísticas, com 88% das notificações referentes a problemas no acesso ao site, 7% relacionados ao aplicativo móvel e 5% ao login.

A Sefaz segue a mesma tendência, com 85% das reclamações voltadas para dificuldades no website, 8% no login e 7% no aplicativo móvel.

A dificuldade de acesso atingiu seu ápice na tarde de ontem, registrando um pico por volta das 15h50. Após uma breve redução nos alertas de erro após às 20h, as reclamações retornaram com força a partir das 14h desta quarta-feira.

O e-CAC apresentou seu pico ontem, por volta das 15h30, com 56 notificações, sendo 83% relacionado ao website, 16% ao login e 1% sobre o aplicativo móvel. Nesta quarta, o pico foi às 11h, com 19 notificações relatando dificuldades ao acesso.

Créditos: Divulgação/Downdetector
Créditos: Divulgação/Downdetector

Reclamações nas Redes Sociais

Nas redes sociais, principalmente no X (antigo Twitter), usuários expressam sua frustração diante da inacessibilidade dos sites governamentais. A plataforma Google Trends, responsável por analisar as tendências de busca no Google, destaca um aumento significativo nas pesquisas por termos como "gov.br fora do ar" e "gov.br não está funcionando". Confira:

Até o momento, o Governo Federal não se pronunciou oficialmente sobre a instabilidade que afeta seus sites oficiais.

Episódios de instabilidade em sites governamentais impactam diretamente a população, que depende dessas plataformas para realizar uma variedade de serviços e consultas diariamente.