Pela quarta vez em menos de um mês, a venda de títulos do Tesouro Direto será suspensa nesta terça-feira, 22 de outubro, devido à greve dos servidores do Tesouro Nacional. Em comunicado oficial, a Secretaria do Tesouro Nacional informou que não haverá disponibilidade para compra de papéis durante o dia. No entanto, as operações de resgate antecipado dos títulos continuarão funcionando normalmente.

Veja o comunicado divulgado pelo órgão:

Comunicado aos Investidores do Tesouro Direto

A Secretaria do Tesouro Nacional informa que, no dia 22/10/2024, terça-feira, não haverá venda de títulos por meio do Programa Tesouro Direto, devido à greve dos servidores da instituição.

Devido a restrições operacionais, todos os agendamentos de compra previstos para o dia 22/10/2024 serão cancelados. Recomendamos que os investidores façam novos agendamentos para datas após o dia 22/10/2024.

Vale ressaltar, no entanto, que as operações de resgate antecipado e agendamentos serão realizadas normalmente no dia 22/10/2024, ou seja, os investidores poderão resgatar seus investimentos normalmente no Programa, caso desejem.

Impactos da greve

A paralisação, que teve início em agosto, tem como principal reivindicação dos servidores a inclusão de reajustes salariais na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2025 e no orçamento do próximo ano, que ainda estão em discussão no Congresso Nacional. Por conta da greve, diversos eventos importantes do Tesouro Nacional foram adiados, incluindo coletivas de imprensa sobre o Relatório Mensal da Dívida Pública e o Resultado do Tesouro Nacional, inicialmente previstos para agosto, mas realizados apenas em setembro.

Suspensões anteriores

As vendas de títulos do Tesouro Direto já haviam sido interrompidas em três ocasiões anteriores: 24 de setembro, 1º de outubro e 15 de outubro. A greve tem afetado diretamente os investidores, especialmente aqueles que buscam aplicar em títulos públicos de médio e longo prazo, que agora precisam reprogramar suas aquisições.

Previsão de retomada

Embora ainda não haja uma definição exata para a normalização completa das vendas, o Tesouro Nacional projeta que as negociações serão retomadas já na quarta-feira, 23 de outubro. Contudo, os investidores devem acompanhar os comunicados oficiais no site do Tesouro e das corretoras para obter informações atualizadas sobre eventuais mudanças.

Para os investidores que já possuem títulos e desejam resgatá-los, as operações seguem inalteradas.