Como forma de aumentar a pressão no Governo, os Auditores e Técnicos Federais de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União (CGU) e do Tesouro Nacional votaram pela intensificação da greve. No entanto, a greve programa para esta terça-feira de 29 de outubro não saiu e os títulos operam normalmente.

A classe havia decidido ampliar de dois para três dias semanais a paralisação, afetando serviços da administração pública.

A decisão de intensificar o movimento grevista foi aprovada por 74% dos mais de 750 servidores presentes na AGE. Além da greve, a categoria também ratificou a continuidade da "Operação Padrão Máxima", prática que pode gerar atrasos adicionais em operações e processos administrativos.

Com abertura normal do mercado nesta terça (29), investidores podem comprar títulos do Tesouro Direto normalmente. As taxas seguem subindo e o Tesouro IPCA+ 2035 voltou ao patamar recorde do ano, ao atingir um juro real de 6,75% na segunda atualização do dia.

Impacto nas operações

A greve dos servidores causava preocupação no mercado financeiro devido à frequência de suspensões nas operações do Tesouro Direto, que devem se intensificar com a ampliação da paralisação. Recentemente, o Tesouro Nacional teve que suspender diversas vendas de títulos em dias de greve.

As vendas de títulos do Tesouro Direto já haviam sido suspensas anteriormente em quatro datas: 24 de setembro, 1º de outubro, 15 de outubro e 22 de outubro. A greve tem impactado diretamente os investidores, especialmente aqueles interessados em comprar títulos públicos de médio e longo prazo, que agora precisarão reagendar seus planos de investimento.

Exonerações e possível retaliação

Outro tema discutido na AGE foi a exoneração de dez Auditores Federais de Finanças e Controle de cargos e funções comissionadas no Tesouro Nacional, publicada no Diário Oficial da União no dia 23.

A medida foi interpretada por muitos como uma retaliação contra o movimento grevista, embora o Sindicato Nacional dos Auditores e Técnicos Federais de Finanças e Controle (Unacon Sindical) tenha esclarecido que as exonerações foram solicitadas pelos próprios servidores em protesto contra a desvalorização na carreira.

No entanto, a ação não abrange todas as 159 exonerações requeridas, sendo que 30% dos exonerados pertencem a uma única área.

Durante a assembleia, foi apresentada uma carta dirigida ao presidente Lula. No documento, os servidores expressam frustração com a condução das negociações pelo Ministério da Gestão e da Inovação (MGI) e alertam sobre o aumento da evasão de profissionais da CGU. A categoria reivindica ações para reverter o desprestígio da carreira e para assegurar a valorização dos profissionais.

Confira a carta enviada ao Presidente

Investidores podem acompanhar os comunicados oficiais no site do Tesouro e das corretoras caso haja novas atualizações sobre alterações.

Para os investidores que já possuem títulos e desejam realizar o resgate, as operações continuam funcionando normalmente. As vendas seguem sendo permitidas via corretora.